“A agricultura tem de ser rentável”, diz Alexandra Martins, sócia da SLCM

Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, e Alexandra Martins, sócia da Serra Lopes, Cortes Martins são os participantes do painel da Advocatus Summit dedicado à agricultura.

Sobre o tema “Agribusiness em Portugal: tendências e perspetivas de investimento”, Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, e Alexandra Martins, sócia da Serra Lopes, Cortes Martins, apresentam-se na 5.ª edição da Advocatus Summit Lisboa.

Eduardo Oliveira e Sousa começou por analisar como a agricultura portuguesa está a saber lidar com os novos desafios que advieram da guerra da Ucrânia e também pelas novas exigências ambientais e de sustentabilidade. “A agricultura vem a sofrer um conjunto de crises que se têm sobreposto sucessivamente”, referiu.

Segundo o presidente da CAP, começaram por ter uma crise relacionada com a pandemia, depois uma com a seca, que ainda perdura, e, em simultâneo, o “desastre da guerra da Ucrânia”. “O primeiro impacto foi no mercado dos cereais”, sublinhou. Eduardo Oliveira e Sousa considerou ainda que o mercado está “totalmente perturbado” e que o primeiro reflexo é o “preço” e a “oportunidade”.

Para Alexandra Martins o tema do provisionamento é muito relevante. “A questão dos cereais é uma questão que de facto surge muito na sequência da guerra na Ucrânia, mas o défice do provisionamento de cereais é uma coisa que existe e está sinalizado em Portugal há muitos anos”, começou por referir, sublinhando que a agricultura é um setor estratégico e que precisa de estar na agenda.

“A agricultura tem de ser rentável, porque é um negócio, porque só gere emprego se for rentável e porque sobretudo a agricultura enfrenta neste momento desafios de modernização e inovação para a qual tem de gerar rentabilidade”, considerou a sócia da SLCM.

Moderado por André Veríssimo, redator principal do ECO, a conversa entre os dois convidados já está disponível. Veja aqui o vídeo.

Até dia 24 de maio, será lançado no site da Advocatus e […]

Live: Advocatus Summit 2022: “Agribusiness em Portugal: tendências e perspetivas de investimento”

Continue a ler este artigo no ECO.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: