Os proprietários e produtores de eucalipto têm até dia 31 de outubro para apresentar a sua candidatura ao Programa Limpa e Aduba (PLA), no âmbito da campanha 2022/2023.
O Programa é uma iniciativa da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, que tem como objetivo apoiar a adoção de boas práticas florestais, e conta com uma rede de mais de 100 parceiros locais. Desenvolve-se em cinco regiões de Portugal Continental, que abrangem cerca de 85% da área nacional de eucalipto sob gestão não industrial, e incide predominantemente em regiões de minifúndio com aptidão para a cultura do eucalipto.
Decorridas quatro campanhas, desde 2019, a área adubada através do PLA totaliza 47 676 hectares, tendo beneficiado 5 520 produtores florestais. Os apoios concedidos consistem na oferta de adubo para eucaliptos e de um apoio financeiro para o serviço de adubação, cabendo aos produtores efetuar o controlo dos matos e a seleção de varas, caso seja necessário.
O Programa também apoia os produtores através do aconselhamento técnico, com vista a que as limpezas e a adubação sejam eficientes e produzam os efeitos desejados: redução do risco de incêndio, aumento da produtividade florestal e aumento da rentabilidade dos proprietários.
Sem burocracia
O funcionamento do PLA assenta em processos simples: os produtores florestais interessados candidatam os seus eucaliptais junto das entidades parceiras do programa (que podem ser consultadas aqui). Trata-se sobretudo de associações ou empresas florestais locais, grupos de certificação florestal, prestadores de serviços florestais, entre outros. Depois, um técnico florestal da CELPA efetua uma visita às parcelas para validação da aptidão do povoamento para adubação e para verificação da necessidade de fazer controlo de matos ou seleção de varas.
Com o objetivo de incentivar a sustentabilidade da produção florestal, o PLA também promove a certificação da gestão florestal, pelo que é dada prioridade às áreas que se encontrem certificadas ou em processo de certificação, casos em que os proprietários poderão beneficiar de apoio até 50 hectares por campanha de adubação. Para proprietários não aderentes à certificação florestal, a área máxima apoiada são 25 hectares.
Para mais informações consulte http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/limpaaduba/.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.