A Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa (CVRTV) acaba de renovar a sua imagem institucional e lançar um novo website https://www.vinhoseespumantestavoravarosa.pt/ visando intensificar a notoriedade e afirmação dos vinhos da região, a nível nacional e internacional.
A esta nova dinâmica corresponde também a inscrição de novos Agentes Económicos, com certificação de vinhos e o lançamento de novas marcas para o mercado com selo de garantida DO Távora Varosa e IG Terras de Cister.
No mercado internacional, os vinhos e espumantes de Távora-Varosa chegam agora a mercados tão diversificados como a Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Estado Unidos da América, Japão, Macau, Peru, Reino Unido, Roménia, Rússia, Singapura e Suiça.
A região de Távora-Varosa foi a primeira região em Portugal a ser demarcada para espumantes em 1989 é reconhecida pela qualidade e excelência dos vinhos produzidos.
Caracterizada pelo seu terroir único, atendendo às castas, à altitude média de 650 metros da vinha, exposição solar e solos graníticos, a região de Távora-Varosa tem atributos e um terroir histórico que a distinguem como berço de alguns dos melhores espumantes nacionais, a par dos aromáticos, frutados e minerais vinhos brancos, rosés e tintos.
Com forte aposta no crescimento e desenvolvimento nos mercados de exportação, sem perder de vista a posição já consolidada no mercado interno, a Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa(CVRTV) conta agora com uma dinâmica renovada na exportação e promoção da região.
SOBRE A COMISSÃO VITIVINICOLA REGIONAL TÁVORA-VAROSA
Os dois rios, Távora e Varosa dão o nome à região que reúne os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca e ainda algumas freguesias dos concelhos de Penedono, São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar e Lamego.
Com características edafo-climáticas únicas, as suas vinhas estão plantadas em solos graníticos, solos litólicos e solos de transição, reunindo excelentes condições para a criação de vinhos geralmente frescos, e com teores de acidez ideais para a produção dos melhores vinhos e espumantes nacionais.
A região Távora-Varosa é reconhecida pelo seu patrimómio único, onde, no século XII, os Monges de Cister construiram Mosteiros como o de São João de Tarouca. O triângulo monástico do Vale do Varosa completa-se com a construção do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas no século XIII e a construção do Convento de Ferreirim da Ordem de São Francisco (Sernancelhe) no século XVI, onde a vinha e a produção de vinho assumiam um papel de relevo na economia da região. A história de produção de vinhos nesta região está assim estritamente ligada não só às características da sua geografia mas também com a chegada dos Monges de Cister à região construindo mosteiros e igrejas e plantando as primeiras vinhas na zona que hoje se designa por DO Távora – Varosa. Daí a designação do Vinho com Indicação Protegida Terras de Cister.
Região nobre de grandes extensões de vinhedos, foi a primeira região a ser demarcada para espumantes em Portugal em 1989 e aqui nascem alguns dos melhores espumantes nacionais, a par dos aromáticos e frutados vinhos tranquilos, brancos, rosés e tintos.