“A diversidade não é um obstáculo mas sim uma oportunidade de crescimento para toda a sociedade”, afirma Cristina do Canto Tavares

A Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, juntamente com a Associação de Surdos da Ilha de São Miguel (ASISM), hasteou, este domingo, a bandeira da Comunidade Surda na Praça do Município.

“O dia de hoje é importante para nos recordarmos que a diversidade não é um obstáculo, mas sim uma oportunidade de crescimento para toda a sociedade. Quando reconhecemos e valorizamos a diferença, não só promovemos a inclusão, como também enriquecemos a forma como vivemos em conjunto, aprendemos uns com os outros e construímos soluções mais criativas e justas”, afirmou a autarca.

Segundo Cristina do Canto Tavares, estes “atos simbólicos de tributo” fomentam o “sentimento de pertença” ao mesmo que tempo que sensibilizaram a população em geral para a importância de uma “sociedade verdadeiramente democrática e igualitária”.

“A inclusão passa pela remoção de barreiras, sejam elas de comunicação, de acessibilidade ou de participação, para que cada pessoa possa viver com dignidade e exercer plenamente os seus direitos”, frisou.

Na ocasião, a autarca deixou também uma palavra “especial” de reconhecimento à ASlSM, que “tem sido incansável na defesa dos direitos da comunidade surda”, recordando que o município está “sempre disponível para apoiar iniciativas que ajudem a construir uma Ponta Delgada mais inclusiva e humana”.

A nova bandeira da Comunidade Surda foi oficialmente aprovada em julho de 2023, durante a XXI Assembleia Geral da Federação Mundial de Surdos, realizada na Coreia do Sul, tendo sido criada pelo artista surdocego Arnaud Balard.

A Semana Internacional das Pessoas Surdas, também conhecida como “Setembro Azul”, acontece anualmente de 23 a 28 de setembro e visa celebrar a identidade, a cultura e os direitos da comunidade surda.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: