[Fonte: Fenapecuária] A FENAPECUÁRIA – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários juntamente com o Município de Torre de Moncorvo e o CLDS Moncorvo 3G, organizam a II Exposição de Empresas, Emprego e Empreendedorismo, que tem lugar de 20 a 23 de julho, no Largo da Corredoura, em Torre de Moncorvo.
Nesta região e especialmente no concelho de Torre de Moncorvo, em que existe uma forte ligação à agricultura e também à pecuária, temos o solar da Ovelha Churra da Terra Quente, cuja Entidade Gestora do Livro Genealógico é a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente (ANCOTEQ), sediada em Torre de Moncorvo e que engloba os concelhos de Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa, S. João da Pesqueira, Alfandega da Fé, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta.
Dada a importância da criação de gado nesta região, destacamos também o trabalho realizado pelas associadas da FENAPECUÁRIA, designadamente a Cooperativa dos Produtores de Leite de Ovinos da Terra Quente (QUEITEQ), que efetua a recolha do leite dos seus associados para elaboração e promoção do Queijo Terrincho DOP e a Cooperativa dos Produtores de Carne de Ovinos da Terra Quente (OVITEQ), que recolhe os borregos dos seus produtores para comercialização, promovendo assim o Borrego Terrincho DOP. A FENAPECUÁRIA por seu turno, apoia as suas associadas, na promoção e divulgação desta raça autóctone bem como dos seus produtos, cuja qualidade é reconhecida e certificada.
Na II Exposição de Empresas em Moncorvo, estas organizações irão realizar vários concursos, entre eles: “Raça da Churra da Terra Quente e Cabra Serrana” em que participarão 23 produtores com cerca de 92 animais; “Cão de Gado Transmontano” com 16 animais e o concurso de matilhas, que contará com a presença de 25 matilhas e cerca 300 animais. Contamos ainda com uma exposição permanente, constituída por mais de 50 animais de diferentes tipos.
Numa realização conjunta da CONFAGRI e da AATM , realiza-se no dia 23 de Julho, às 14h30, na Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo o colóquio “O Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo – Balanço e Perspetivas de Futuro”, no qual reputados especialistas, irão analisar as dinâmicas de Investimento agrícola nesta região, particularmente nos setores da olivicultura, viticultura e da amêndoa.
O Diretor da FENAPECUÁRIA
João Barros