Estudo genético com vários investigadores portugueses traça o percurso dos burros domésticos ao longo da história. Confirma-se que a sua domesticação terá começado em África há 7000 anos. E revelam-se muitas outras peripécias.
Vamos directos ao assunto – na sua edição mais recente, a revista científica Science dá-nos detalhes sobre a incrível viagem do burro doméstico ao longo da história contada pela genética. Se tivéssemos de escrever uma sinopse desse percurso, seria algo do género: o burro começou por ser domesticado em África há 7000 anos e depressa se espalhou pela Eurásia há 4500 anos. Já no Império Romano, foram criados burros gigantes para se reproduzirem depois mulas para transporte e a guerra. Se ainda quisermos dar uma espreitadela a Portugal, ficamos a saber que os burros portugueses estão muito próximos dos da África ocidental. Agora, vejamos o que se fez para chegar a estas conclusões e recontemos a história da domesticação do burro acompanhada com algumas peripécias.
Ao longo dos últimos anos, a ciência tem vindo a contar a história de domesticação do burro. No artigo agora publicado, fez-se uma análise genómica abrangente de burros antigos e modernos e confirma-se a sua origem, olha-se para a sua expansão, revelam-se linhagens desconhecidas e mencionam-se práticas na sua criação nalguns locais. Neste trabalho, “detalha-se o processo de dispersão do burro doméstico pelo Velho Mundo desde o centro de domesticação através da história”, indica ao PÚBLICO Albano Beja Pereira, um dos autores do estudo e cientista no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio-InBio), no Porto.
Albano Beja Pereira é um dos quase 50 cientistas de 37 laboratórios pelo mundo que participaram nesta investigação, incluindo vários outros investigadores portugueses. Nesta análise, foram tidos em conta 238 genomas de burros antigos e modernos para se descobrirem novas pistas sobre a sua história de domesticação. Percorramos então essa história com os detalhes agora contados na Science, que teve inclusivamente honras de capa.
Início: há 7000 anos em África
O burro começou por ser domesticado há cerca de 7000 anos em África, concluiu-se na investigação. Já há algum tempo que se vem a falar desta origem. Em 2004, Albano Beja Pereira assinava um artigo científico também na Science – e divulgado pelo PÚBLICO – onde referia que o início da domesticação do burro tinha sido no continente africano. “[Este novo artigo] confirma a domesticação em África e através do ADN a altura precisa da domesticação”, diz-nos agora, em 2022.
Ainda sobre esta conclusão, Evelyn Todd refere que, até agora, a origem dos burros domésticos era muito debatida. “Há provas arqueológicas de burros domésticos do Antigo Egipto, o que indica que a origem da sua domesticação podia estar nessa região”, nota a cientista do Centro para a Antropobiologia e Genómica de […]