Os produtos de origem animal são uma importante fonte de proteínas e nutrientes de alta qualidade, mas o seu impacto nos gastos dos recursos do planeta é indubitável.
A alimentação e a agricultura são, atualmente, assuntos fundamentais nas agendas internacionais. Por um lado, pelo impacto crescente das alterações climatéricas nos fluxos de produção, por outro, pelo reconhecido agravamento da crise alimentar decorrente da pandemia e das consequências do conflito na Ucrânia. De facto, as interrupções sentidas na cadeia e disponibilidade alimentares, foram, até agora, suficientes para afetar os mercados e as famílias, em todo o mundo, aumentando o número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Em paralelo, as mudanças climatéricas aumentam o risco de colheitas pouco produtivas, de fenómenos catastróficos e de migrações em grande escala, agravando ainda mais os preços dos alimentos.
É conhecido que o sistema alimentar de hoje apresenta fragilidades, pois muito embora a quantidade de alimentos que produzimos anualmente continue a aumentar (mas com enorme impacto ambiental), o número de pessoas que vive sem acesso a alimentos e em insegurança alimentar mantem tendência crescente. Contudo, e muito embora haja espaço para melhoria no atual sistema alimentar, é urgente e crucial que a mudança seja alicerçada e catapultada por políticas alimentares que, em paralelo, informam a população sobre como fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Importa ressalvar que a associação entre uma […]