A MARS consegue mais uma redução absoluta de 1,9% nos gases com efeito de estufa

A Mars, Incorporated divulgou hoje o Relatório Mars Sustentável numa Geração referente a 2024, que dá conta do progresso contínuo da empresa no sentido de atingir o objetivo de reduzir a sua pegada de carbono em toda a cadeia de valor. Até ao final do ano, a Mars alcançou uma nova redução de 1,9% nas emissões absolutas de gases com efeito de estufa (GEE), em comparação com os valores de referência de 2015, tendo conseguido fazer crescer o negócio em mais de 69% para aproximadamente 55 mil milhões de dólares em vendas anuais no mesmo período. 

Poul Weihrauch, CEO da Mars, destaca: “É com grande satisfação que vemos a nossa capacidade continuada de desvincular o crescimento do nosso negócio da nossa pegada de carbono, ao mesmo tempo que investimos em inovação e apoiamos empresas emergentes a criar novas soluções para enfrentar os desafios da resiliência. Estas são áreas essenciais para sermos capazes de fazer progressos significativos que nos ajudem a reduzir a exposição a futuros riscos ambientais e, eventualmente, a transformá-la em lucro e vantagem competitiva. Olhando para o futuro, haverá contratempos – e não devemos ter medo de o dizer – mas continuaremos focados em fazer progressos, fazer crescer o nosso negócio e reduzir o impacto que temos no planeta, ajudando todos a prosperar.”

Em 2024, a Mars focou-se no desenvolvimento de parcerias que promovem práticas agrícolas inovadoras e cadeias de abastecimento sem impacto em termos de desflorestação. A empresa continua a aumentar o número de projetos de agricultura climaticamente inteligente e já tem neste momento mais de 60, abrangendo 13 culturas em 29 países. A Mars está a trabalhar em conjunto com os seus parceiros, ajudando-os a reduzir a utilização de energia nas operações diretas, e a adotar práticas agrícolas que regeneram os solos e ajudam os agricultores a preparar os seus negócios para o futuro, tornando-os menos expostos a riscos como inundações, secas ou pragas. Os aspetos de maior destaque nos projetos mais recentes da Mars incluem:

  • Fundo de Subsistência para Agricultores Familiares (Livelihoods Fund for Family Farmers, L3F): Até ao final do ano de 2024, 932 agricultores do Norte de Sumatra receberam a certificação da Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO), 2.031 hectares passaram para práticas agrícolas inovadoras e 8.000 hectares de floresta foram protegidos por esforços de conservação liderados pela comunidade.
  • Iniciativa KIND Almond Acres: Liderada pela BE-KIND, a marca de snacks saudáveis da Mars, Incorporated, o objetivo desta iniciativa é fazer com que 100% das amêndoas utilizadas na produção provenham de quintas que utilizam práticas agrícolas regenerativas até 2030. Até ao final de 2024, a Mars quase duplicou a área do seu projeto-piloto de teste e os dados mostram um aumento de 17% na eficiência da utilização da água com a irrigação subterrânea. 
  • Moo’ving Dairy Forward Sustainable Dairy Plan: A Mars comprometeu-se a investir 47 milhões de dólares ao longo de três anos para ajudar a reduzir as emissões de GEE na sua cadeia de fornecimento de laticínios. Ao colaborar com agricultores, fornecedores e investigadores, a Mars está a ajudar a impulsionar uma mudança significativa e positiva no setor dos laticínios.
  • Projeto RESTORE: A Mars está a apoiar a produção sustentável de cacau, protegendo e reconstruindo florestas. Este programa aumenta a cobertura de árvores, estabelece conselhos de gestão de paisagem e cria novas oportunidades para as comunidades produtoras de cacau.
  • Iniciativa Arroz Aromático Sustentável (SARI): Alcançando 1.445 agricultores em Roi Et e Central Plain na Tailândia, 66% dos quais são mulheres, o programa aumentou a produção de arroz em 43% em Roi Et e 10% em Central Plain, enquanto reduziu o uso de água em 56% e 41%, respetivamente.

Há muito tempo que a Mars implementou uma abordagem que incorpora a sustentabilidade na forma como desenvolve a sua atividade. Em 2024, expandiu o número de líderes dos 400 principais para aproximadamente 2.000, cuja remuneração está vinculada a longo prazo às reduções de emissões de GEE, juntamente com outras métricas de desempenho de negócios mais tradicionais, reforçando assim o seu compromisso de incorporar práticas de negócios responsáveis em todos os níveis da organização.

Alastair Child, Diretor de Sustentabilidade da Mars, refere: “Estamos firmemente empenhados não só em atingir os nossos objetivos a longo prazo, mas também em fazer progressos agora. Para tal, os objetivos de impacto social têm de ser integrados na tomada de decisões empresariais. De maneira a continuarmos a progredir de forma consistente, precisamos de uma mudança sistémica em todas as nossas cadeias de abastecimento, em que os governos, a indústria e os agricultores desempenham um papel importante. Sabemos que não podemos fazer esta transição sozinhos e, por isso, queremos envolver todos os nossos parceiros, uma vez que só uma mudança em grande escala vai permitir que consigamos atingir os nossos objetivos coletivos“.

Reconhecendo o papel da ciência e da inovação para enfrentar os desafios que se avizinham, a Mars anuncia hoje o Fundo de Investimento em Sustentabilidade da Mars (MSIF), com um compromisso de capital total de até 250 milhões de dólares. A empresa planeia aplicar o capital em fundos de investimento e investimentos diretos. O Fundo está focado nas seguintes áreas: Agricultura Avançada: tecnologias que reduzem as emissões associadas aos fatores de produção agrícola dos seus produtos; Ingredientes e Matérias-Primas Inovadoras: alternativas com menores emissões aos ingredientes atualmente utilizados nos produtos Mars; e Embalagens de Nova Geração: concebidas para a circularidade, com enfoque em substitutos recicláveis, compostáveis ou inofensivos para o ambiente, em alternativa aos plásticos flexíveis. O fundo baseia-se no compromisso da empresa de fazer investimentos substanciais para promover o seu Plano Sustentável.

Explore o Relatório Mars Sustainable in a Generation 2024 para descobrir como a Mars entregou mais de 3,5 mil milhões de refeições saudáveis – incluindo 309 milhões de porções de fibras e 372 milhões de porções de vegetais – enquanto reduzia o sódio utilizado em 5% (em comparação com valores de referência de 2019), bem como de que maneira a Mars fez a diferença na vida de mais de 850.000 pessoas em toda a sua cadeia de valor, ou como 64,1% das suas embalagens dirigidas ao consumidor são projetadas para serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: