A partir de amanhã Agricultores têm disponível novo sistema de seguros de colheitas
O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) tem já disponível, a partir de amanhã, para os agricultores, um novo Sistema de Seguros de Colheitas. Este novo seguro irá funcionar já no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR) e em todo o território continental.
Este novo Sistema de Seguros de Colheitas estará assente em 3 princípios fundamentais:
Opera no novo PDR e portanto é financiado a 100% por fundos comunitários;
É composto por uma apólice horizontal que abrange todas as culturas no território continental e por apólices específicas mais adaptadas às culturas e regiões e que irão contemplar já em 2014 a macieira, a pereira e o marmeleiro do Interior Norte e cujo risco coberto é de geada e o tomate de indústria cujo risco coberto é a chuva persistente;
É um sistema de seguros de colheitas mais universal pois será conjugado com o PDR, isto é, os agricultores que façam seguros terão prioridade e majorações nos apoios às medidas do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.
Segundo o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo de Albuquerque: "Está pronto um novo Sistema de Seguros de Colheitas com financiamento comunitário, isto é, através do PDR. Este seguro vem substituir integralmente o anterior SIPAC e com isto se dá o passo esperado para deixar de acumular dívidas e preparar para o futuro, aquela que será a ferramenta de proteção para os nossos agricultores contra as aleatoriedades climáticas. Não tenho dúvidas que esta ferramenta no futuro contará com mais agricultores e mais seguradoras e que será a rede de segurança que os agricultores precisam para produzir melhor e com isso ajudar a economia do país".
Este novo Sistema de Seguros de Colheitas entra já em vigor, sendo que em 2015 está prevista a criação de mais apólices específicas e de uma maior universalidade.
12 de março de 2014
|
Apontadores relacionados: |
Sítios |
|
|
[ Écran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|