Os insectos polinizadores, como as abelhas, são vitais para a segurança alimentar. “Estamos prontos para mudar a forma como cuidamos dos insectos”, diz a empresa responsável pela vacina.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos concedeu, esta quarta-feira, uma autorização condicional para o uso de uma vacina para proteger abelhas da loque americana, uma doença bacteriana que é mortal e que, uma vez infectando uma larva de abelha, rapidamente pode comprometer as restantes crias da colónia. Esta é uma boa notícia não só para insectos, mas também para humanos: as abelhas são insectos polinizadores e a polinização é essencial para a segurança alimentar.
A vacina é da Dalan Animal Health, uma empresa norte-americana de biotecnologia, e deverá proteger espécies de abelha do género Apis, conhecidas pela sua produção de mel.
Para apicultores, este é um “entusiasmante passo em frente”. Neste momento, a única (e polémica) forma de tentar combater a propagação da loque americana é administrar antibióticos que são pouco eficazes e cuja aplicação em toda a colmeia é um processo que exige dos apicultores bastante “tempo e energia”, disse Trevor Tauzer, da Associação de Apicultores do Estado da Califórnia, num comunicado […]