A produção e os milhares de vitivinicultores da Região Demarcada do Douro estão, desde ontem, mergulhados num profundo luto pela publicação da alteração dos estatutos que extingue a nossa Casa do Douro!

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  16-10-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro

A produção e os milhares de vitivinicultores da Região Demarcada do Douro estão, desde ontem, mergulhados num profundo luto pela publicação da alteração dos estatutos que extingue a nossa Casa do Douro!

De luto a região, mas a luta vai continuar !

Para quem com a sua dura labuta que tem sido as vindimas ano após ano, nomeadamente na corrente vindima, cuja descida da produção é percentualmente acentuada e está a ser efectuada esta em condições climatéricas muito adversas, ontem recebeu, mais um duro golpe, com a publicação dos novos estatutos que mais não visam que a extinção da atual Casa do Douro, transformando-a numa mera Associação de direito privado.

A AVIDOURO TEM VINDO A AFIRMAR QUE ESTA ALTERAÇÃO AOS ESATUTOS DA CASA DO DOURO É UM AUTÊNTICO “ASSALTO” À INSTITUIIÇÃO CASA DO DOURO E UM “ROUBO” AO PATRIMÓNIO DA LAVOURA DURIENSES”

É mais que sabido que o governo, a maioria que o suporta na Assembleia da República e agora o Presidente da República com a promulgação destes estatutos, o objectivo primordial é mais uma vez ceder aos grandes interesses económicos e dar de mão beijada todo Património que é de toda a lavoura duriense, às muito grandes Casa Exportadoras do sector.

O GOVERNO COM ESTA ALTERAÇÃO TOTAL AO FIGURINO DA CASA DO DOURO, MAIS NÃO PRETENDE DIVIDIR PARA REINAR, MAIS UMA VEZ CEDER AOS INTERESSES ECONÓMICOS INSTALADOS DENTRO E FORA DA REGIÃO

A Avidouro, continua a afirmar, bem como o fez quando foi ouvida pela Comissão da Agricultura da Assembleia da República, que este processo engendrado pelo governo e pela Sra. Ministra da Agricultura, não é um processo sério, pois a questão do saneamento financeiro da Casa do Douro, não obrigava à alteração dos Estatutos da Casa do Douro.

Aquilo a que vamos assistir, com a hipotética extinção da Casa do Douro, é à criação de mais uma Associação de direito privado na Região, cujas prestações de serviço inscritas nestes novos Estatutos não diferem das competências de muitas outras já existentes, apenas e para cumulo – Esta Associação de direito privada fica obrigada pelos estatutos à colaboração e execução das medidas aprovadas pelo governo para a Região Demarcada do Douro. É caso para questionar. Que governantes são estes que ditam os desígnios deste nosso País?

AINDA NÃO TINHAM SIDO PUBLICADOS OS ESTATUTOS E JÀ A LEI “ROUBO Nº 74/2014, ESTAVA A CAUSAR DANOS NA REGIÃO

Com este novo figurino, tudo está em causa. Nos últimos dias os Vitivinicultores da Região Demarcada do Douro foram surpreendido, com a possibilidade do encerramento das Delegações da Casa do Douro (grémios) em vários Concelhos da Região. Mais uma machadada nos pequenos e médios vitivinicultores, que para fazerem face aos custo de produção para granjearem as suas vinhas, aí compravam os produtos e na maioria das vezes só os pagavam no final da vindima. Mais uma pergunta e desde já um alerta. Será que isto também vai ser moeda de troca para o abandono forçado de muitos milhares de pequenos lavradores do douro?

A AVIDOURO, mais uma vez apela à unidade de todas as Entidades Durienses para que se unam em defesa da Nossa Casa do Douro, ao mesmo tempo que também apela para que os sucessivos governos, também co-responsáveis com esta situação, encontrem agora as medidas necessárias para travar esta ofensiva contra toda a Região Demarcada do Douro.

Nós, Durienses, não vamos permitir que venham os senhores governantes doutorados do terreiro do Paço, aplicar Leis, que mais uma vez penalizam os tão já penalizados pequenos e médios vitivinicultores desta nossa Região que tanto custa granjear e na maioria das vezes é trabalhada com sangue, suor e lágrimas.

A Luta, continuará no Douro até que os nossos governantes aceitem a razão de quem granjeia os Socalcos do Douro e não se submeta ao grande poder económico.

Este governo, atenta contra a Agricultura Familiar Portuguesa, no ano instituído pela ONU como o “ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Que se desengane o governo, que a Região Demarcada da Douro, sem os milhares de pequenos e médios vitivinicultores continuará a contribuir para a economia nacional e para a manutenção da definição da UNESCO como Douro Património Mundial da Humanidade.

A AVIDOURO, junto com os vitivinicultores da Região Demarcada do Douro, irá continuar a sua luta, em defesa da nossa Casa do Douro, em defesa dos milhares de pequenos e médios Vitivinicultores Durienses. 

Entretanto, continua a ser subscrita a “Petição” contra a “Lei-Roubo” da Instituição Casa do Douro e do Património da Lavoura Duriense.

Peso da Régua, 16 de Outubro 2014

P´la Direção da AVIDOURO:
 Maria Alberta Santos


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (04/09/2014) – AVIDOURO: Publicação da Lei nº 74/2014 com alteração dos estatutos da Casa do Douro

  • AgroNotícias (19/08/2014) – AVIDOURO: De mal a pior vai a vida dos pequenos e médios vitivinicultores da Região Demarcada do Douro…


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: