A Terra e os Homens – Episódio 12

As potencialidades e fragilidades do setor da cortiça em Portugal

O episódio 12 de “A Terra e os Homens” debruça-se sobre o setor do montado de sobro e da cortiça, no qual Portugal se assumia como o maior produtor e exportador mundial, um motivo de orgulho para todos os portugueses envolvidos.

O sistema agroflorestal em que o sobreiro se encontra inserido, também designado por montado, apresentava-se como um sistema estável, em equilíbrio com o meio natural, abrigando uma grande variedade de espécies vegetais e animais.
Contudo, apesar do seu potencial, nem tudo corria bem com o estado de saúde e regeneração dos montados, assistindo-se ao enfraquecimento e morte de milhares de árvores que inquietavam os agricultores.

Os esforços para combater o problema apresentavam-se pontuais e escassos, acreditando-se que a economia nacional pudesse vir a ser severamente afetada, caso não fossem criadas medidas eficientes para o tratamento específico dos montados. O Professor Ferraz, da Universidade do Algarve, presta o seu testemunho e aborda a descoberta do fungo associado a este problema e as práticas no combate ao mesmo.

Mas não são só as doenças dos sobreiros os motivos de preocupação. A gestão dos montados e as práticas culturais continuavam a realizar-se, em muitos casos, de forma descuidada. E os avanços científicos continuavam a fazer-se de forma insuficiente.

O episódio conta com o testemunho de José Vilhena, Emporsil, acerca da expansão territorial das espécies de árvores. Para a grande entrevista, assistimos às declarações de Gonçalves Ferreira, Produtor Florestal que aborda a situação da produção de cortiça em Portugal e os seus contornos. O comentário final ficou a cargo de Sevinate Pinto, Eng. Agrónomo.

A Terra e os Homens – Episódio 11

O artigo foi publicado originalmente em AGRO.GES.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: