Formato destina-se ao consumidor que se preocupa com o que come
“A Vida dos Alimentos” estreia no próximo sábado às 16h15 na CNN Portugal, com versões reduzidas transmitidas na TVI e partilha no Facebook da estação. Apresentado pelo Chef Carlos Duarte Afonso, ao longo de oito episódios o programa vai explicar-nos como são produzidas algumas das frutas e legumes que mais consumimos em Portugal, de forma segura e mais sustentável do que nunca. Em entrevista, Luís Mira, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal – CAP, explica porque é que as pessoas que se preocupam com o que comem têm de ver este programa.
MC News: O que levou a Confederação dos Agricultores de Portugal a conduzir os espectadores pel’ “A Vida dos Alimentos”?
Luís Mira: O nosso objetivo é fazer chegar aos consumidores a nova realidade da agricultura, mostrar a grande evolução que se deu na produção dos alimentos. Os consumidores mostram grande preocupação em ter uma alimentação saudável, mas desconhecem a atual forma de produção agrícola. Isto leva a um conjunto de equívocos e à existência de informação que achámos importante transmitir. Nunca existiu tanta segurança nos alimentos e tanta sustentabilidade na sua produção, mas também, simultaneamente, nunca existiu tanta desconfiança por parte dos consumidores.
MC News: No fundo, o programa pretende esclarecer o consumidor relativamente à forma como são produzidos os alimentos e que tipo de alimentos está a consumir?
Luís Mira: É exatamente isso. As pessoas têm a ideia que hoje se faz agricultura como se fazia há 40 anos, mas não é assim. O agricultor hoje tem duas preocupações: obter um produto de qualidade que o consumidor aprecie e que seja sustentável do ponto de vista ambiental. É esta sensibilidade, este ponto de equilíbrio que hoje existe, e também a tecnologia de que os agricultores […]