viticultura produção biológico

A viticultura em modo de produção biológico aumentou a atividade de nematóides entomopatogénicos nativos em solos DOCa Rioja (Norte da Espanha)

“As vinhas e as suas atividades socioeconómicas associadas são sectores relevantes em todo o mundo. Ainda assim, este agroecossistema é uma das culturas mais intensamente geridas e áreas terrestres propensas à erosão. As práticas convencionais de viticultura para controlar pragas, doenças e ervas além, como a lavoura e aplicações agroquímicas, aceleram a perda da biodiversidade do solo e comprometem a presença de organismos benéficos do solo, como os nemátodos entomopatogénicos (EPE). Tais perturbações humanas nos agroecossistemas podem afetar fortemente o abiótico (por exemplo, textura e propriedades do solo) e fatores bióticos (inimigos naturais e potenciais concorrentes) que modulam a atividade da EPN como agentes de controlo biológico. Pela primeira vez na viticultura, este estudo visou investigar o impacto da gestão diferenciadora na comunidade EPN e organismos do solo associados e se a sua montagem fornecerá indicadores de melhores práticas para uma agricultura sustentável.

Leia aqui o artigo completo: Organic viticulture enhanced the activity of native entomopathogenic nematodes in DOCa Rioja soils (North of Spain).

Artigo publicado originalmente em probiomadeira.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: