No sábado, 11 de Junho, começaram as mobilizações convocadas pela Via Campesina em Genebra (Suíça), por ocasião da 12ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) que decorre de 12 a 15 deste mês.
Uma delegação internacional de pequenos e médios agricultores dos territórios rurais do Quénia, Coreia, Paraguai, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Canadá, Tailândia, Espanha, El Salvador, Costa Rica, Alemanha, Suíça, Portugal, Mali e Gâmbia; fez-se ouvir nas ruas de Genebra com uma manifestação que reuniu vários movimentos sociais.
A afirmação à OMC era clara e contundente: A OMC É A FOME, OMC FORA DA AGRICULTURA. E as razões são muitas para denunciar as políticas que a OMC tem promovido em vários países, onde o os camponeses foram empobrecidos e deslocados em resultado de inúmeros Tratados de Livre Comércio que promovem a Agricultura Industrial e afectaram a soberania dos países e a Soberania Alimentar dos povos.
Nos próximos dias, La Vía Campesina participa numa série de iniciativas relacionadas com as discussões da OMC, expressando sua posição em relação a essas negociações, bem como o seu compromisso com o comércio baseado na soberania e integração dos povos.
Na quarta-feira, 15 de Junho, às 11h, a delegação internacional do movimento realizará uma conferência de imprensa em Genebra, onde apresentará um Comunicado Oficial expressando suas preocupações em relação a essas negociações. A actividade também será transmitida pelo Zoom e pelas redes sociais da La Vía Campesina. Mais informações em press@viacampesinaorg.
O artigo foi publicado originalmente em CNA.