Acrilamida – qual o caminho?

A Europatat foi convidada a assinar uma carta conjunta, com outras organizações da Cadeia de Valor da Batata (European Snacks AssociationEUPPACOPA-COGECA e Starch Europe), enfatizando preocupações sobre a possível introdução de níveis máximos de acrilamida para produtos processados ​​à base de batata, incluindo batatas fritas.
A Porbatata apoia esta acção, uma vez que os cenários possíveis podem de alguma forma ter impacto no sector de batata de indústria.

A acrilamida é um composto químico que normalmente se forma nos alimentos ricos em amido quando são cozinhados, fritos ou assados a temperaturas elevadas e que, segundo a EFSA, pode ser encontrada principalmente em Café/substitutos de café, batatas fritas, pão fresco/tostas e biscoitos/bolos/bolachas. Saiba mais em https://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/acrylamide.

Em Dezembro de 2021, a Comissão Europeia emitiu um documento para consulta às partes interessadas, propondo vários cenários sobre como alterar os atuais níveis de referência para acrilamida. Alguns dos cenários propostos preveem alterações aos níveis de referência existentes e a introdução de níveis máximos legais.

No ano passado, a Comissão realizou várias discussões com os Estados Membros sobre possíveis mudanças com base nos cenários propostos. Além disso, foi distribuído um questionário especial aos Estados Membros para solicitar a sua posição em relação aos cenários propostos.

Após todas essas consultas, espera-se agora que a Comissão apresente uma proposta sobre como reavaliar os atuais níveis de referência.

Fonte: Porbatata


Publicado

em

,

por

Etiquetas: