A Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), responsável pelo CoLAB VINES&WINES e entidade gestora do Cluster da Vinha e do Vinho, está a promover um ciclo de conferências para assinalar o seu 40º aniversário.
Em comunicado, a organização informa que a próxima sessão acontece no próximo dia 14 de outubro, entre as 09h00 e as 17h00, no Museu do Douro, na Régua, e vai abordar o tema da “Gestão da Água em Viticultura: Desafios e Oportunidades”.
Este seminário surge no âmbito do projeto “ G.O.T.A. – Gerir, Operacionalizar e Transferir. Uso eficiente da água na vinha: beneficiar de cada gota”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. A sessão pretende reunir viticultores, técnicos, investigadores e entidades oficiais com responsabilidades nas políticas relacionadas com a água, num fórum para debater os principais desafios e oportunidades na utilização sustentável deste recurso, num contexto de alterações climáticas.
“Este projeto pretende mostrar como se faz um uso eficiente da água, no sentido de poder ser internalizado pela maior parte das empresas quando estão a utilizar a água, neste caso concreto para a vinha. É também mais uma demonstração da ADVID enquanto entidade que fomenta e partilha conhecimento com os seus associados para que estes possam preparar e desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível e na posse de toda a informação relevante”, considera a diretora-geral da ADVID, Rosa Amador.
Composto por cinco conferências e seminários, este ciclo teve início em setembro e prolonga-se até ao início de dezembro.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.