AEP e 26 empresas do setor alimentar e bebidas no Dubai

Desde 2011 presente na Gulfood, a AEP já apoiou mais de quatro centenas de empresas

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, através do seu projeto de internacionalização BOW – Business on the Way, e 26 empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas estão no Dubai para participar, entre 17 e 21 de fevereiro, na Gulfood, a maior feira do mundo e o evento de referência para toda a região do Médio Oriente, sudoeste asiático e continente Africano para o setor.

“Este ano, a AEP leva uma megacomitiva à Gulfood, o que mostra a importância desta feira e deste mercado para as empresas portuguesas. De resto, há 16 edições consecutivas qu; e AEP organiza a participação nacional na Gulfood. Desde 2011, já apoiou mais de quatro centenas de empresas. É que, para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”, lembra Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP.

Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o Canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.

O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que os serviços de Foodservice atinjam valores elevados nos próximos anos.

Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.

No âmbito da participação nacional na Gulfood – que estima receber mais de 5500 expositores, oriundos de 130 países – a edição deste ano conta, uma vez mais, com a visita institucional da Embaixada de Portugal nos E.A.U. e da representação da AICEP.

Comitiva nacional presente na Gulfood 2025:

AMG FOODS Comércio por grosso de outros produtos alimentares
ANO 2000 Produtos alimentares
AZCOA – AZEITES DO COA Azeite, óleos e gorduras alimentares
BY FOODS Chocolate e produtos de confeitaria
CEREALIS PRODUTOS ALIMENTARES Fabricação de massas alimentícias, cuscuz e similares
CHOCONASA COMÉRCIO DE REPRESENTAÇÕES Produtos alimentares
CISTER INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES Fabricação de sumos de frutos e de produtos hortícolas
DACSA ATLANTIC Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz
DELTA INTERNATIONAL MARKETS Cafés
GLOBALTRIBE Produtos alimentares e bebidas
JMV-JOSÉ MARIA VIEIRA Indústria do café e do chá
MAÇARICO Azeitonas, azeite e molhos
MENDES GONÇALVES Fabricação de condimentos e temperos
NASCENTE DIVINA – ÁGUAS DO ALARDO Águas minerais naturais e de nascente
NOVARROZ – PRODUTOS ALIMENTARES Produção de arroz
OUTEIRINHO TURISMO E INDÚSTRIA Águas minerais naturais e de nascente
QUINTA DE JUGAIS Compotas e afins
RECHEIO CASH & CARRY Comércio por grosso de produtos alimentares
RIALTO INDÚSTRIA ALIMENTAR Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação
SANTIAGO & SANTIAGO Queijos
SOVENA PORTUGAL – CONSUMER GOODS Azeite
SQ PORTUGAL Produtos alimentares
SUMOL+COMPAL MARCAS Sumos e néctares
VALENTE MARQUES Indústria de arroz
VHUMANA Leite, derivados e ovos
VIEIRA DE CASTRO – PRODUTOS ALIMENTARES Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação

BOW – Business on the Way:

Em 2024, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

Ação submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE – Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) – Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


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