Agricultores de Bragança pedem apoio para relançar produção de cereais

Os agricultores do Nordeste Transmontano querem voltar a produzir cereais e a recuperar a importância da região nessa cultura a nível nacional, mas pedem mais apoios no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) para relançar o setor.

“Bragança já foi o quarto produtor nacional de trigo e o primeiro de centeio, há 30 anos. Isto ainda é possível fazer porque há terra disponível, ainda que em menor quantidade, porque muita foi ocupada por castanheiros. É preciso que a União Europeia mobilize os recursos financeiros de compensação que são necessários para os agricultores da região, que em conjunto com o Alentejo e Beiras, podiam ajudar a relançar a atividade”, explicou Luís Afonso, o veterinário de Bragança que é proprietário de uma das poucas moagens que existem no interior de Portugal, durante a primeira Jornada dos Cereais do Norte organizada pela Associação Nacional de Produtores de Cereais.

O empresário acredita que a produção de cereal deixou de ser aliciante para os agricultores porque “foram retirados os apoios que existiam”, o que agravou a […]

Continue a ler este artigo no Jornal de Notícias.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: