
Vários camiões carregados de palha e feno para alimentação animal já seguiram do Campo Branco para as zonas de Pinhel, Sabugal, Castelo Branco e Fundão, para apoiar os agricultores e produtores pecuários afetados pelos incêndios que, nas últimas semanas, devastaram milhares de hectares nestes concelhos do centro e norte do país.
“Esta ajuda é fundamental para que as pessoas se possam reorganizar e manter as suas explorações”, reconhece ao “CA” António Aires, presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB).
Segundo o dirigente, a iniciativa resulta de uma colaboração da AACB com o Agrupamento Carnes do Campo Branco, a Câmara de Castro Verde e os Bombeiros Voluntários de Castro Verde.
António Aires acrescenta que os agricultores do Campo Branco manifestaram de imediato a sua disponibilidade para apoiar os produtores afetados pelos incêndios, articulando a operação com as associações agropecuárias Ovibeira e Ancose, que já estiveram presentes no festival Sabores do Borrego, em Castro Verde.
O presidente da AACB acrescenta que está previsto o envio de mais palha e feno para estas regiões nas próximas semanas. “Estamos apenas à espera de haver transportes disponíveis”, revela.