Agroalimentar: �Marcas do sector necessitam de uma umbrella brand capaz de aportar uma identidade forte e homog�nea a Portugal nos mercados internacionais�, dizem peritos do sector
Primeiro dia da 1� CITAI & Brokerage, promovida pela PortugalFoods, contou com cerca de 200 pessoas, entre as quais empresas, produtores de conhecimento, entidades governamentais, utilizadores/consumidores.
Cerca de duzentas pessoas participaram no primeiro de dois dias daquela que � a 1� edição da Confer�ncia Internacional de Tecnologia Agroalimentar e Inovação (CITAI) & Brokerage, promovida pela PortugalFoods entre 24 e 25 de Outubro, este ano a celebrar o seu 5� anivers�rio.
Entre a vasta audi�ncia estiveram empresas, produtores de conhecimento, entidades governamentais, utilizadores/consumidores.
Durante a sessão inaugural do evento, Am�ndio Santos, Presidente da PortugalFoods, salientou que esta jornada significa mais um passo na consolida��o da missão da Associa��o que representa e que � a da "promo��o da competitividade pelo aumento do �ndice tecnol�gico e Inovação".
Ainda de acordo com o mesmo respons�vel, que admite que "esta � uma iniciativa a replicar", em cinco anos a PortugalFoods conseguiu reunir 98 associados e 12 entidades do sistema cient�fico nacional, sendo que o volume total de neg�cios das suas empresas associadas ronda hoje 2,5 milhões de euros, face aos 1,5 milhões de 2008. As exporta��es Também revelaram uma subida significativa, passando de 350 milhões para 500 milhões, em igual período.
Entre 2009 e 2013, foram organizadas 25 ac��es de internacionaliza��o, entre feiras, missões empresariais e missões inversas, e realizados 24 projectos de co-promo��o, entre universidades e empresas do setor agroalimentar.
Os assuntos debatidos ao longo deste primeiro dia da CITAI tiveram em comum o tema da Inovação, aplicado �s vertentes da comunica��o, da sustentabilidade, do consumidor e do produto. Destacam-se, neste ambito, as interven��es de Daniel Bessa, director geral da COTEC, e Pedro Pimentel, director geral da Centromarca, no bloco da Inovação na Comunica��o; Pedro Sousa, respons�vel Europeu de Qualidade na McDonald’s, no painel da Inovação & Sustentabilidade; Paulo Peereboom, SPV store operations da cadeia holandesa de supermercados Albert Heijn, e Jaime Silva e Nuno Patr�cio, do projecto Nata 28, na sessão respeitante � Inovação & Consumidor; Flor Mansilla, consultora de tend�ncias e Inovação na Mintel do Reino Unido, e Isabel Aidos, category operations manager da Danone, no ambito da tem�tica Inovação no Produto.
Ouvir o consumidor na altura de inovar e criar novos produtos e envolv�-lo numa comunica��o emocional, incrementar o uso de matéria-prima nacional na produ��o dos nossos produtos, proteger as marcas do sector sob uma umbrella brand capaz de aportar uma identidade forte e homog�nea a Portugal nos mercados externos e mapear pessoas e lugares que se revelem potenciais compradores dos produtos nacionais são apenas algumas das conclus�es apuradas, no ambito das sucessivas palestras que hoje tiveram lugar no TecMaia, na Maia, num evento que contou com a presença de Nuno Vieira de Brito, Secret�rio de Estado da Alimenta��o e Investiga��o Agroalimentar.
A 1� CITAI & Brokerage � uma iniciativa que visa promover a partilha de experi�ncias e casos de sucesso entre o tecido empresarial e a ci�ncia e contribuir para a uni�o destes dois mundos. Para o efeito, conta com a participa��o de elementos da di�spora portuguesa.
A Confer�ncia estende-se até ao final do dia de hoje, com o evento de Brokerage a promover reuni�es bilaterais entre a ind�stria e as entidades do sistema cient�fico nacional, com vista a alcan�ar acordos de coopera��o, no que respeita � transfer�ncia de tecnologia e conhecimento. Ser�o ainda expostos os resultados de projectos de co-promo��o entre empresas e universidades, bem como as mais recentes tecnologias nacionais e internacionais desenvolvidas e utilizadas no ambito do agroalimentar.
Fonte: PortugalFoods
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
|
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|