A empresa portuguesa Agroop apresenta o seu produto integrado para o sector agrícola – constituído pelo multisensor Stoock e pela aplicação Agroop Cooperation.
O principal objectivo desta nova solução IoT (Internet of Things) é ajudar produtores agrícolas, consultores e empresas a gerir as necessidades hídricas das plantas e a prevenir pragas, doenças e fungos.
«Desta forma, o utilizador pode poupar recursos – água, energia e produtos fitossanitários – e obter uma produção de melhor qualidade», salienta uma nota da empresa.
Depois de instalado no campo, o multisensor Stoock monitoriza vários parâmetros relativos às plantas. Os dados recolhidos ficam na cloud e podem ser analisados na app Agroop Cooperation.
Este é o segundo produto da empresa, que tinha desenvolvido, em 2014, a aplicação de gestão agrícola Agroop Operational.
A tecnologia Agroop já foi alvo de um caso de estudo: durante quatro meses, a solução foi utilizada na cultura da batata num campo da cooperativa Louricoop.
Os resultados foram:
• Poupança de água em 32%;
• Poupança de energia em 32%;
• Aumento de produção limpa (sem refugo) de 12,6%;
• Batatas com textura e tamanho mais uniformes e pele com melhor aspecto e qualidade.
O vídeo deste caso de estudo, assim como detalhes adicionais, estão disponíveis aqui.
Tecnologia portuguesa já está em oito países – e os EUA vêm a seguir
Em menos de um ano, a solução Agroop já chegou a oito países: além de Portugal, Espanha, Itália, Chile, Paraguai, Brasil, Colômbia e Austrália.
«A internacionalização da Agroop foi conseguida em tão pouco espaço de tempo devido à escalabilidade e às características do próprio produto», disse o CEO, Bruno Fonseca.
«Depois de se ter validado a tecnologia, as propostas de valor, o modelo de negócio e a escalabilidade, vamos continuar a desenvolver casos de estudos que comprovem o retorno de investimento para os nossos clientes em culturas específicas. E vamos focar-nos em atacar mercados de maior dimensão – mercados que nos permitirão suportar grande parte do processo de expansão internacional.»
É nesse sentido que a Agroop se prepara agora para entrar nos EUA, com vários pilotos em explorações agrícolas na Califórnia.
Para Bruno Fonseca, «o que distingue a Agroop da competição nacional e internacional é a sua simplicidade. Geralmente, um agricultor que queira beneficiar das nossas propostas de valor tem de adquirir estações meteorológicas, sondas, painéis fotovoltaicos, etc. Estes implicam um elevado custo de implementação, manutenção e dependência de uma equipa técnica. O Stoock, por sua vez, é um equipamento IoT ‘chave na mão’ que combina as principais características de todos aqueles equipamentos, é energeticamente autossuficiente, não tem cabos, é simples de instalar e, portanto, não requer a presença de equipa técnica. Estes aspectos são verdadeiramente diferenciadores, porque nos permitem fazer um preço de entrada inferior e porque não limitam a escalabilidade do nosso negócio.»