Decorre no dia 29 de Maio, entre as 10h00 e as 14h00, no Cine-Teatro Camacho Costa, em Odemira, o colóquio “Regadio e alojamento: Factores críticos de sucesso em Odemira”. Esta iniciativa é organizada pela AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur.
Segundo a organização, o evento «irá reunir profissionais e entidades de referência para debater temas centrais à sustentabilidade e competitividade da nossa região». Na parte inicial, o colóquio contará com uma intervenção de Luís Mesquita Dias (AHSA) e com apresentações de Francisco Gomes da Silva, da Agroges (sobre a relação entre o regadio e o desenvolvimento dos territórios rurais), e de Mário Sanchéz, da Tariquejo (com o exemplo espanhol de alojamentos colectivos para trabalhadores sazonais).
Em seguida, terá lugar uma mesa-redonda, com moderação de Gonçalo Caleia Rodrigues (Instituto Superior de Agronomia) e com a participação de Hélder Guerreiro (Câmara Municipal de Odemira), Carlos Chibeles (Associação de Beneficiários do Mira), José Pedro Salema (EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva), Francisco Gomes da Silva (Agroges), Eduardo Bremm (Driscoll’s Portugal) e Juan Antonio Millán (Tariquejo). A sessão será encerrada por Álvaro Mendonça Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.