AIMMP levou a Las Vegas mobiliário e design de interiores nacional

“O mercado norte-americano tem vindo a reconhecer o valor acrescentado do design português, a capacidade de resposta industrial das nossas empresas e o compromisso com a sustentabilidade. Esta presença é mais do que uma mostra de produto — é uma afirmação de posicionamento competitivo a nível global”, destaca Vítor Poças, Presidente da AIMMP. 
Após o sucesso da aposta nos EUA em 2024, a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal regressa em 2025 à HD Expo + Conference, uma das maiores feiras do setor de hospitality contract designnos Estados Unidos da América. 

A feira decorreu entre os dias 6 e 8 de maio, no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas, e contou com a participação de cinco empresas portuguesas: CMcadeiras, Emotional Brands, Ribadao Wood Boutique, Temahome e X8 Solutions Group. Estas empresas representam o que de melhor se faz em Portugal no segmento de mobiliário, interiores e soluções à medida para hotelaria e contract.  

A presença portuguesa esteve concentrada nos stands 1935 e 2841, numa localização estratégica onde designers, arquitetos e decisores de projetos hoteleiros de todo o mundo se reúnem para descobrir novas tendências, materiais e fornecedores para projetos de grande escala. 

Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “a presença de Portugal na HD Expo + Conference afirma a crescente maturidade, criatividade e capacidade industrial da nossa fileira. É mais uma etapa importante na estratégia de diversificação de mercados e na valorização do design português. Estar em Las Vegas, neste palco internacional de referência, é dar visibilidade global ao talento nacional e à qualidade técnica que define o nosso setor.” 

A HD Expo + Conference é reconhecida como o maior evento de produtos e soluções para hotelaria nos EUA, atraindo decisores das maiores cadeias hoteleiras e projetos de contract internacionais. O regresso da AIMMP e das empresas portuguesas à feira em 2025 reafirma a aposta na consolidação de relações comerciais com o mercado norte-americano, cada vez mais atento à sofisticação, funcionalidade e sustentabilidade das soluções oferecidas pelas empresas nacionais. 

A participação portuguesa integra-se no Inter Wood & Furniture, projeto de internacionalização promovido pela AIMMP, que em 2025 continua a investir na diversificação geográfica, levando o setor da madeira e mobiliário português a mercados exigentes e com elevado potencial de crescimento. 

“O mercado norte-americano tem vindo a reconhecer o valor acrescentado do design português, a capacidade de resposta industrial das nossas empresas e o compromisso com a sustentabilidade. Esta presença é mais do que uma mostra de produto — é uma afirmação de posicionamento competitivo a nível global,” conclui Vítor Poças.  

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2025, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 ações, em mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor, que desde 2010 duplicou as suas exportações. 

A operação «INTER WOOD & FURNITURE 2024-2025 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelo Programa Operacional COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.     

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: