AJAP é parceiro em projecto de formação digital que arranca em 30 de Setembro

No âmbito da medida “Líder + Digital – Transformação Digital”, decorre de 30 de Setembro até 30 de Abril de 2025 uma iniciativa para fornecer formação financiada a associações empresariais, gestores, dirigentes de empresas, jovens agricultores e jovens empresários rurais (JER). Esta acção tem lugar por via da parceria entre a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), a Universidade da Maia (UMaia), a Universidade da Beira Interior (UBI), o Centro de Formação ao Longo da Vida (CFLV) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), sendo que o projecto é financiado por IEFP, Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa – XXIV Governo e União Europeia (Next Generation EU), com o apoio dos parceiros referidos.

Segundo a AJAP, este projecto está focado na componente formativa, com um total de 60 horas, «no contexto da capacitação digital». Conta com seis eixos, cada um com 10 horas de formação: “Contexto estratégico da transição digital”, “Data driven organisations”, “Cultura organizacional e liderança”, “Marketing e comunicação digitais”, “Confiança e segurança”, “Soluções tecnológicas de transição digital”.

A entidade sublinha que «são destinatários, independentemente do seu nível de competência digital, gestores e dirigentes de empresas, associações empresariais e entidades da economia social, quadros técnicos superiores com potencial de desenvolvimento de responsabilidade de liderança e gestão», sendo que, «no contexto da AJAP, enquadram-se jovens agricultores e jovens empresários rurais que desenvolvam a sua actividade no território nacional e pretendam reforçar as suas competências digitais». Em comunicado, a AJAP refere que «a transformação digital é a integração de tecnologias digitais em todos os sectores de uma empresa, com o objectivo de melhorar processos, criar novas oportunidades de negócio e aumentar a competitividade».

Esta “transformação digital” «envolve o uso de ferramentas como inteligência artificial, automação, big data e computação em nuvem para aumentar a eficiência e a agilidade», mas «não se trata apenas de tecnologia: a transformação requer mudanças profundas nos processos e na cultura organizacional», realça a entidade, acrescentando que «as pessoas desempenham um papel crucial, pois são elas que lideram, adaptam e sustentam estas mudanças, garantindo o sucesso contínuo da empresa num mundo digital».

Firmino Cordeiro, director-geral da AJAP, considera que «esta é uma excelente iniciativa, de capacitação e formação, pois a era que já estamos a atravessar, e que se avizinha nos próximos anos, será cada vez mais associada às novas tecnologias, à transformação digital, à inteligência artificial e à ESG (governança ambiental, social e corporativa) nas empresas». Salientando que «o futuro começou ontem», defende que «a agricultura e as empresas, nomeadamente as instaladas nos territórios rurais e as que se venham a instalar, bem como os jovens, têm de ir cada vez mais assimilando estes conhecimentos e o manuseamento destas ferramentas».

Filipe Sampaio Rodrigues, presidente do Conselho Consultivo da AJAP, afirma que «esta formação é vital para agricultores, jovens agricultores e profissionais do sector agrícola, equipando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da transição digital no contexto das alterações climáticas, da agricultura de precisão e da agenda Green Deal». «A digitalização do setor agrícola é uma peça chave para atingir os objetivos da produtividade, da sustentabilidade, eficiência energética e redução de emissões de carbono estabelecidos por esta agenda europeia», destaca.

Pode obter mais informação sobre esta iniciativa de capacitação digital aqui e aqui. Os interessados em participar podem efectuar a sua inscrição aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: