Albergaria assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O Município de Albergaria-a-Velha vai assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos entre 16 e 24 de novembro. Sob o lema “O desperdício alimentar não tem paladar”, vão ser desenvolvidas algumas ações com foco na temática da alimentação, como a entrega de talhões da nova horta biológica, sessões de showcooking e uma campanha de sensibilização online com dicas para combater o desperdício alimentar. A Autarquia irá também explorar outros princípios que norteiam o projeto europeu, nomeadamente, a reutilização de produtos e materiais e a reciclagem de resíduos.

Após o sucesso da experiência piloto da Horta Biológica da Lapa, o Município de Albergaria-a-Velha vai entregar, na manhã do dia 16, os talhões da Horta Biológica da 1.º de Dezembro. Este novo espaço, que visa promover o cultivo de produtos hortícolas de forma biológica e sustentável, é composto por 29 talhões – todos atribuídos nesta primeira fase – e 4 canteiros elevados para pessoas com mobilidade reduzida.

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, a temática da reciclagem e reutilização de têxteis e vestuário estará em destaque nas escolas do Concelho, onde serão dinamizadas sessões de sensibilização sobre o Projeto To Be Green dirigidas às turmas do 3.º ano de escolaridade, envolvendo 160 alunos.

De 18 e 22 de novembro, a reciclagem continuará a ser o tema forte, desta vez, no que diz respeito à reciclagem de óleos alimentares, que são depois reaproveitados para novos usos. O Município vai oferecer 300 mini oleões às Juntas de Freguesia, podendo a população local fazer o levantamento gratuito num dia e horário estipulado, até à rutura do stock.

Na manhã de sábado, 23 de novembro, das 9h00 às 12h00, conceituados Chefs vão estar no Mercado Municipal – A Praça para sessões de showcooking, de participação gratuita. As receitas apresentadas irão valorizar o reaproveitamento de restos de alimentos, para que nada seja desperdiçado na cozinha. No mesmo dia, às 11h00, será ainda inaugurada a Oficina de Costura no Centro Coordenador de Transportes. Este novo espaço integra a Medida 3 do PA PERSU – Plano de Ação Municipal do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2030, que promove a criação de uma rede de pontos de reparação. Na Oficina será disponibilizada uma máquina de costura, tábua e ferro de engomar para a população proceder a pequenos arranjos, de forma gratuita, durante um horário definido e sem a necessidade de marcação prévia. No futuro, está prevista a criação de outros centros de reparação vocacionados para o mobiliário e pequenos eletrodomésticos.

Salienta-se que, ao longo da semana, o Município irá promover uma campanha de sensibilização nas redes sociais para as questões do desperdício alimentar, com dicas práticas e receitas fáceis de fazer.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos encoraja todos os europeus a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos, durante uma mesma semana em novembro. O importante é passar a palavra sobre consumo sustentável e economia circular dentro das várias comunidades locais.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: