João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, é o único português a marcar presença na iniciativa
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa pioneira em Portugal e que, em 2020, lançou o único selo nacional de produção vitivinícola sustentável, tem vindo a ser uma referência ao nível internacional. As boas práticas e a visão sustentável como um todo explicam que o coordenador do programa, João Barroso, fosse o único português convidado a participar na conferência “Sustainability in the Vineyard”, um evento que reúne grande nomes internacionais do mundo do vinho e que pretende debater a sustentabilidade ambiental, social e económica do setor.
O evento de participação gratuita, vai decorrer online no próximo dia 22 de junho, pelas 09h00, e é da autoria da Sustainable Wine, organização londrina que pretende estabelecer a sustentabilidade como tendência do futuro no setor vitivinícola ao nível mundial.
“Os Vinhos do Alentejo têm vindo a sobressair nos mercados internacionais e a sustentabilidade é, certamente, o futuro do setor vitivinícola. Este tipo de eventos é fundamental para partilhar conhecimentos e ferramentas úteis para atingir um objetivo comum a todos: a sustentabilidade da produção, a urgente adaptação de toda uma indústria e a potenciação da resiliência dos sistemas agrícolas à ameaça real das alterações climáticas.”, refere João Barroso, coordenador do PSVA.
O objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis, tem sido um propósito comum a várias entidades e produtores de vinho ao nível mundial, pelo que, entre os diferentes temas abordados na conferência, estão a reutilização de água no setor vitivinícola e a certificação de sustentabilidade.