Alerta: extinção de árvores vai provocar uma catástrofe ambiental

Estudo alerta para “as consequências catastróficas” para o ambiente e para a economia se as 60 mil espécies de árvores não forem protegidas. Incêndios, falta de alimentos e perda de espécies são alguns dos efeitos.

Um novo estudo da New Phytologist Foundation, com sede na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, prevê “consequências catastróficas” para os ecossistemas, vida animal e humana se a perda generalizada de árvores continuar.

Segundo a investigação, pelo menos 17.500 das 60 mil espécies de árvores existentes em todo o mundo estão em risco de extinção e 100 já desapareceram. Tudo isto, explicam os investigadores, desencadeia “um efeito dominó”: as árvores armazenam menos dióxido de carbono essencial para combater as alterações climáticas e a desflorestação provoca incêndios, pragas e doenças.

“Estamos a mostrar que as florestas diversas armazenam mais carbono do que as monoculturas. Isso é verdade para muitas das funções ecológicas, não apenas na captura de carbono, mas no habitat […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: