
O engenheiro ambiental e ativista Alexandre Pereira é o nome escolhido pela coligação “Unidos Somos Olhão – Caminhar no Sentido Certo”, que junta independentes, PAN, Bloco de Esquerda e LIVRE, para disputar a presidência da Câmara Municipal de Olhão nas próximas eleições autárquicas.
Numa declaração pública, Alexandre Pereira afirmou assumir “um compromisso sério com os olhanenses”, sublinhando que “Olhão precisa de alguém que ame esta terra mais do que ama o poder”. A candidatura, segundo o próprio, assenta na defesa da verdade, da justiça social, da transparência e da coragem para enfrentar os “interesses instalados”.
Com 45 anos, Alexandre Pereira tem um percurso profissional diversificado, que inclui experiências na restauração, saúde, educação, reinserção social, e até a publicação de um livro infantil sobre a importância das abelhas. Atualmente, dedica-se à proteção ambiental, em particular à defesa de árvores, florestas e ecossistemas.
“A justiça social, a proteção da Ria, a dignidade de quem vive do mar e da terra, a igualdade, a inclusão, a habitação acessível e a cultura local” são algumas das causas que, garante, motivam a sua candidatura. “Proponho-me representar pessoas reais, pessoas como tu”, afirma.
Deputado municipal nos últimos quatro anos, Alexandre Pereira lamenta que as “centenas de propostas” que apresentou na Assembleia Municipal tenham sido “ignoradas ou rejeitadas pela maioria absoluta do PS”. “Não aceito que Olhão continue a ser governado no silêncio, na indiferença, ou ao serviço de interesses que não são os das pessoas que aqui vivem”, acrescenta.
O candidato assegura que, mesmo sem meios executivos, procurou sempre escutar e apoiar os cidadãos que o procuraram, e apresenta esta coligação como “um projeto que nasceu do encontro de quem acredita que Olhão precisa — e merece — muito mais”.
“Esta candidatura é feita de pessoas com coragem, valores e vontade verdadeira de mudar”, conclui Alexandre Pereira, deixando um apelo à mobilização da comunidade: “Esse sonho começa agora — contigo, comigo, connosco”.
Leia também: Limite de levantamento no Multibanco? Afinal nestas caixas ATM é possível levantar 1.000€ por dia sem pagar comissões