Algarve vai ter novas coleções de fruteiras tradicionais e toda a ajuda é preciosa

DRAPAlg vai apostar em coleções de ameixeira, damasqueiro, marmeleiro e pereira

Tem uma variedade antiga de ameixeira ou pereira, que já vem do tempo dos seus avós? E de damasqueiro? Ou marmeleiro? Se a resposta for sim, pode estar na posição de dar um importante contributo para as novas coleções de variedades tradicionais destas quatro espécies que a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve vai instalar em Tavira.

As novas coleções vão ser instaladas junto das outras fruteiras tradicionais que já existem no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), uma autêntica Arca de Noé de variedades algarvias de alfarrobeira, amendoeira, figueira, romãzeira, nespereira, macieira e citrinos.

«Queremos fazer um processo idêntico ao das outras fruteiras e fazer quatro coleções novas em Tavira», conta ao Sul Informação António Marreiros, engenheiro da DRAPAlg que, com outros técnicos desta entidade, dinamiza a iniciativa.

O projeto foi lançado no início deste ano e está na fase de recolha de informação e contactos de proprietários, para posterior recolha.

«Ainda não estamos no terreno porque só queremos fazê-lo quando pudermos começar a olhar para os materiais. Atualmente, as plantas estão todas em repouso vegetativo. Daqui a pouco tempo, vão começar a rebentar», explicou o técnico da DRAPAlg, que está desde o início ligado ao projeto das coleções de fruteiras tradicionais.

«Nós, ao contrário do que fizemos no outro projeto, queremos ir para o terreno, neste primeiro […]

Continue a ler este artigo em Sul Informação.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: