O relatório divulgado esta quarta-feira pela Organização Meteorológica Mundial, o aumento das temperaturas na Europa está a ocorrer a um ritmo ainda mais acelerado do que no resto do mundo. Nos últimos 30 anos, o ritmo de subida das temperaturas foi de mais do dobro nesta região do globo.
De acordo com o relatório sobre “O Estado do Clima na Europa” da Organização Meteorológica Mundial (OMM) foi realizado em conjunto com o Copernicus, o programa de observação da Terra da União Europeia.
Todos os anos, estas entidades reúnem informações sobre o aumento das temperaturas, ondas de calor terrestres e marinhas, fenómenos climáticos extremos, mudanças nos padrões de precipitação e recuo do gelo e neve.
Entre 1991 e 2021, as temperaturas na Europa aumentaram a uma taxa média de cerca de 0,5ºC por década. Os glaciares na zona dos Alpes “perderam 30 metros de espessura” entre 1997 e 2021, salienta a agência da ONU em comunicado. Houve também alterações significativas na camada de gelo da Gronelândia, o que contribuiu para “acelerar o aumento do nível do mar”. No verão de 2021, ocorreu nesta região “a primeira chuva registada no seu ponto mais alto, a estação Summit”.
Segundo as conclusões dos peritos, o Velho Continente está […]