Alunos da Secundária da Baixa da Banheira aprenderam sobre a correta gestão da água 

 De forma a assinalar o Dia Nacional da Água, que se comemorou ontem, dia 1 de outubro, a Câmara Municipal da Moita promoveu uma visita com as turmas de 11º e 12º anos do curso de Ciências e Tecnologia, da Escola Secundária da Baixa da Banheira, à ETAR Barreiro/ Moita, onde, além de todo o processo de tratamento, os alunos foram sensibilizados para a importância de uma correta gestão da água, sobretudo nas atividades diárias. A iniciativa contou com a colaboração da SIMARSUL que conduziu a visita e esclareceu todas as dúvidas colocadas pelos alunos participantes. 

A água passa por um ciclo natural, mas também percorre um “ciclo urbano”, que começa na sua captação, seguindo-se o tratamento para consumo humano, o armazenamento em reservatórios, a distribuição através de múltiplas canalizações, os usos diversificados, o descarte das águas sujas através dos esgotos e, no final, a passagem pela Estação de Tratamento de Águas Residuais que irá depois devolver a água, já tratada, ao meio natural. 

Neste dia, é também importante chamar a atenção para o lixo que é depositado, erradamente, nas canalizações. Cotonetes, toalhitas, pensos higiénicos, fraldas e outros resíduos devem ser colocados nos contentores de lixo doméstico. Já o lugar dos óleos alimentares usados é no oleão e nunca nas redes de drenagem de águas domésticas. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: