Alvarinho 2024 e Alvarinho Reserva 2022 da Dona Paterna distinguem-se na competição de referência para o mercado asiático

Os vinhos da Dona Paterna continuam a somar reconhecimento além-fronteiras. As colheitas Alvarinho 2024 e Alvarinho Reserva 2022 foram galardoadas com medalha de ouro no Asia Wine Challenge™ 2025, concurso internacional realizado em Hong Kong e considerado um dos mais relevantes do setor vínico no continente asiático, com provas conduzidas exclusivamente por compradores profissionais.

«Ver os nossos Alvarinhos a serem premiados do outro lado do mundo é uma enorme satisfação. Estas medalhas representam não só o reconhecimento da qualidade, mas também o potencial internacional dos nossos vinhos.», afirma Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna.

Estas distinções reforçam o ano de 2025 como particularmente expressivo para a marca, que já arrecadou medalhas de ouro em concursos como o Concours Mondial de Bruxelles, o VINARIUM, o Portugal Wine Trophy, o Frankfurt Trophy, Sommeliers Choice Awards e o Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes “Os Melhores Verdes 2025”. Todas as informações em www.donapaterna.com.

OS VINHOS PREMIADOS

ALVARINHO DONA PATERNA 2024

O vinho Alvarinho Dona Paterna é um clássico. Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores.

Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves.

Deve ser bebido entre 10-11ºC.

ALVARINHO RESERVA DONA PATERNA 2022

Produzido a partir das vinhas mais antigas, fermentado e estagiado em casco de carvalho francês durante dez meses. Apresenta cor amarela citrina, aroma elegante e persistente com nuances de barrica, mantendo a frescura e a fruta da casta Alvarinho.

Deve ser bebido entre 12-13ºC.

Saiba-se que o Asia Wine Challenge™ distingue-se por adotar um rigoroso processo de avaliação: todas as amostras são provadas às cegas por um painel de compradores profissionais do setor, segundo o modelo de “triple blind tasting” (sem rótulo, sem produtor e sem país visível), garantindo avaliações rigorosas.

HÁ MAIS DE 50 ANOS QUE CARLOS CODESSO SE DEDICA À PLANTAÇÃO E CULTIVO DA VINHA

Tudo começou em 1974, ano em que iniciou as primeiras plantações de alvarinho, numa das mais importantes sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, designadamente em Paderne, Melgaço, inspirado pelo seu pai, Manuel Codesso. 16 anos depois, em 1990, nasce a marca Dona Paterna, altura em que Carlos Codesso lança no mercado o seu primeiro vinho, o 100% Alvarinho.

Ao longo destes mais de 50 anos, não só se consolidou como uma referência na produção de vinhos de excelência, como também contribuiu significativamente para o desenvolvimento da viticultura na região. Carlos Codesso tem apostado em diferentes segmentos, apresentando hoje um vasto portfólio, com diferentes perfis, quer de alvarinho como de outras castas, assim como de espumantes e aguardentes, mas o Alvarinho continua a ser o ex-libris da marca. 

A excelência dos vinhos Dona Paterna tem vindo a ser reconhecida em prestigiados concursos nacionais e internacionais. Nos últimos anos, a marca arrecadou diversas medalhas de ouro e prata em certames como o Decanter World Wine Awards, o Concurso Internacional de Vinos Bacchus, o Frankfurt International Trophy, o VINARIUM International Wine Contest, o International Wine Challenge e o Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, onde este mês o Dona Paterna Alvarinho Bruto 2021 foi galardoado com a Grande Medalha. Estes prémios reforçam o posicionamento da Dona Paterna como uma referência de qualidade e consistência na sub-região de Monção & Melgaço.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: