Nos próximos dias 13 e 14 de setembro, a cantora Ana Laíns estará em residência artística no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, para preparar o seu novo projeto, “Identidade(s)”, realizando nesse âmbito, no domingo, dia 14, às 16h30, um ensaio aberto à comunidade, para o qual convida as Adufeiras de Idanha-a-Nova, o trio Castra Leuca e todas as pessoas que se queiram juntar para partilhar os seus contributos.
“Identidade(s)” é o projeto de celebração de 25 anos de carreira da cantora Ana Laíns, cujo percurso tem sido construído tendo como base a Língua Portuguesa, a Música Tradicional e a defesa da Portugalidade dentro e fora de Portugal.
Naquele que será o seu 5º trabalho, Ana Laíns pretende fazer nascer 20 novas canções através do contacto direto com a comunidade, as etnografias e os grupos etnográficos, instrumentos musicais e formas de expressão cantadas e tocadas dos 20 distritos de Portugal.
O projeto “Identidade(s)” pretende, assim, ser um movimento cultural multidisciplinar, com o objetivo de aproximar os portugueses da(s) sua(s) Identidade(s) e memória coletiva, e apresentar ao Mundo um Portugal global, diverso e com um valor cultural que deve ser preservado e promovido.
No final, o país será mapeado musical e historicamente através de 20 novas canções, 20 vídeos (Videoclipes) e 20 documentários a lançar até setembro de 2026, através de um novo trabalho discográfico, apresentado num concerto de lançamento, acompanhado de uma exposição.
O projeto “Identidade(s)” conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO e do Centro Cultural Raiano. Em www.idanha.pt/agenda é possível encontrar mais informações.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.