A Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) vai realizar, no próximo dia 16 de dezembro, pelas 14h30, uma Conferência dedicada ao futuro do setor vitivinícola nacional, na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto.
O evento, que contará com a alocução de boas-vindas pelo Reitor da Universidade Portucalense, Professor Doutor Fernando Ramos, reunirá diversas personalidades e especialistas para debater os grandes desafios que atualmente se colocam à fileira do vinho em Portugal.
A conferência abordará questões centrais para o setor, como as alterações nos hábitos de consumo, o impacto das mudanças climáticas na produção e nas colheitas, os mecanismos de controlo e fiscalização vitivinícola, as campanhas antiálcool, e ainda o papel crescente do Enoturismo, que já representa cerca de 20% das vendas de vinho em Portugal.
Serão também discutidos temas como:
- a valorização económica e social da produção vitivinícola;
- as dificuldades na remuneração dos viticultores e o impacto das destilações de crise;
- o futuro do Programa VITIS;
- e os desafios da governança e regulação setorial, num contexto de rápida transformação e exigências crescentes de sustentabilidade.
A sessão contará com uma mesa redonda, moderada pelo jornalista Dr. António Freitas de Sousa (Jornal Económico), com a presença de:
- Coronel Luís Filipe Cardoso Lourenço, Inspector-Geral da ASAE
- Eng.º Francisco Toscano Rico, Presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho
- Prof.ª Helena Freitas, especialista em alterações climáticas (Universidade de Coimbra)
- Dr. Luís Sequeira, Presidente da CVR Alentejana
- Eng.º Pedro Soares, Presidente da CVR Bairrada
- Dr. José Luís Santos Lima Oliveira da Silva, produtor e CEO do Grupo Casa Santos Lima
- Prof.ª Bebiana Monteiro, especialista em Enoturismo (ESEIG)
A mesa redonda será seguida de debate aberto com o público.
O evento contará ainda com uma intervenção especial sobre Geopolítica a cargo do Embaixador António Martins da Cruz, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Realizada após mais uma vindima desafiante, esta conferência pretende constituir-se como um espaço de reflexão e debate sereno, promovendo o diálogo entre produtores, investigadores, reguladores e agentes económicos sobre as estratégias para reforçar a competitividade e sustentabilidade do setor vitivinícola nacional.
No final da sessão, será promovida uma prova de vinhos portugueses, acompanhada por uma seleção de iguarias tradicionais.
A participação na conferência tem um custo de 30 euros e está sujeita a inscrição prévia, limitada à lotação da Aula Magna da Universidade Portucalense.
As inscrições devem ser realizadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com envio do comprovativo de pagamento (NIB: 0033 0000 0017 6585 4938 – Millennium BCP).
A Universidade Portucalense dispõe de parque de estacionamento pago, existindo também alternativas nas imediações, bem como uma estação de metro mesmo em frente à instituição.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.