Angola e a Guiné Equatorial assinaram esta terça-feira três instrumentos jurídicos nos domínios da agricultura, pecuária e florestas, capacitação linguística e administrativa para funcionários equato-guineenses e sobre cooperação técnica aeronáutica.
Os protocolos, assinados esta terça-feira no Palácio Presidencial em Luanda, no âmbito da visita de Estado que o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, efetua em Angola, enquadram-se no reforço da cooperação bilateral entre Luanda e Malabo.
Os documentos, que incluem igualmente um comunicado conjunto no quadro desta visita, foram rubricados na presença dos dois chefes de Estado.
O Presidente equato-guineense iniciou esta terça-feira uma visita de Estado de 48 horas a Angola e foi recebido com honras militares no Palácio Presidencial da Cidade Alta, na capital angolana.
A relação bilateral entre Angola e a Guiné Equatorial é marcada por laços históricos, culturais e económicos, além de interesses comuns no contexto africano internacional, segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Angola.
Ambos os países, que pertencem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, haviam formalizados até 2019 dez acordos de cooperação em áreas estratégicas, como defesa, educação e formação, comércio e isenção de vistos.