Anipla 30 anos

ANIPLA anuncia novo Diretor Executivo

Com vista a manter o ambicioso plano de ações e iniciativas que a Associação tem vindo a desenvolver nos últimos meses, a ANIPLA anuncia que sua a Direção Executiva passa a ser assumida por João Cardoso, com efeitos a 1 de Julho próximo.

A liderança da ANIPLA muda agora de mãos em face da decisão de António Lopes Dias de se dedicar em exclusivo à Direção Geral da SIGERU e do VALORFITO, o sistema de gestão de resíduos de embalagens ao serviço da agricultura, depois de 8 anos a repartir o seu tempo e atenção entre ambas as entidades.

Para Felisbela Torres de Campos, Presidente da Direção da ANIPLA, “este é um movimento que demonstra bem a dinâmica e exigência que o sector agrícola impõe e merece, na medida em que para continuarmos a atingir bons resultados é necessário ainda maior foco e grande capacidade de dedicação”.

Depois de 8 anos a contribuir para um sólido e efetivo crescimento da notoriedade da ANIPLA, desenvolvendo e implementando iniciativas que permitissem à Associação criar condições para se tornar num interlocutor inquestionável em todos os temas do sector agrícola, a dedicação em exclusivo do António Lopes Dias à SIGERU deixam-nos, por um lado extremamente gratos por tudo o que deixa na ANIPLA, e, por outro, muito confiantes quanto ao trajeto futuro do VALORFITO num momento em que, em breve, vai alargar o seu âmbito na gestão de resíduos provenientes da agricultura, nomeadamente com a integração de embalagens de fertilizantes o que vai, portanto, requerer muita energia e atenção”, conclui a Presidente da Direção da ANIPLA.

Para João Cardoso, 34 anos, engenheiro do ambiente, “este é um momento extremamente estimulante para agarrar o desafio de conduzir a atividade da ANIPLA, tendo em conta os grandes desafios, mas igualmente enormes oportunidades, que o setor agrícola tem pela frente”.

Será um enorme prazer trabalhar em conjunto com tantos associados e parceiros que todos os dias dedicam a sua vida em prol de um sector pelo qual sou apaixonado, a agricultura”, conclui o recém-nomeado Diretor Executivo (ver nota biográfica página seguinte).

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nota biográfica Eng. João Cardoso

Habilitações académicas

Licenciatura em engenharia do ambiente, 2007 – 2011, pelo ISA-UL;

Mestrado em engenharia do ambiente, 2011 – 2013, pela FCT-UNL;

Tese de mestrado, 2013, pela UNI Padova (Pádua, IT).

Experiência profissional

Bolseiro de investigação, 2014 – 2016, na FCT-UNL, coautor de diversas publicações na área da gestão de resíduos.

Gestor de projetos na ANIPLA, desde 2016. Destaque para a coordenação dos projetos Smart Farm, Topps water protection e Cultivar a segurança. Todos eles focados na sensibilização dos utilizadores de produtos fitofarmacêuticos no âmbito da Diretiva do uso sustentável, bem como das melhores práticas preconizadas pela indústria.

Colaboração na Comissão de Agricultura Sustentável da Anipla.

Participação na elaboração do Código de Conduta na Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, e na revisão do Código de Conduta nos Circuitos de Comercialização e Distribuição de Produtos Fitofarmacêuticos.

Colaboração com o sistema Valorfito na coordenação dos projetos de I&D e nas ações de sensibilização promovidas pelo sistema.

João Cardoso


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: