forest fire

António Costa leva as emissões de CO2 causadas pelos fogos florestais à COP27

No discurso na Cimeira do Clima, no Egipto, o primeiro-ministro sublinhou ainda que Portugal está a estudar a viabilidade da antecipar o objectivo de atingir a neutralidade carbónica para 2045.

O primeiro-ministro António Costa levou a preocupação com as emissões de gases com efeito de estufa causadas pelos incêndios florestais à Cimeira do Clima (COP27) em Sharm-el-Sheik, no Egipto, nesta terça-feira. “Estima-se que 6% das emissões mundiais de dióxido de carbono (CO2), ou 1,9 mil milhões de toneladas de CO2, resultem de incêndios de causa humana. Em anos mais extremos, pode chegar a representar 20%”, enumerou o primeiro-ministro.

“Esta realidade nem sempre abordada é neste fórum, mas é da maior importância para a redução de emissões e para a capacidade de a floresta desempenhar o seu papel de sequestro de carbono”, sublinhou o primeiro-ministro português, no seu discurso na COP27.

Para aprofundar esta questão, Costa anunciou que em 2023 Portugal vai organizar a oitava conferência International Wildland Fire Conference (IWFC, na sigla em inglês). Será no Porto, em Maio. Convidou os países presentes na COP27 a participar e explicou que neste encontro “se pretende construir um referencial do risco de incêndio e um modelo de governança”.

No […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: