A aplicação de biopesticidas na agricultura como controlo biológico de pragas tem sido amplamente incentivada e surge como uma alternativa “mais amiga do ambiente” à utilização de pesticidas químicos, que podem resultar em inúmeras contaminações ambientais.
No entanto, apesar dos seus benefícios, os biopesticidas (compostos ou um conjunto de compostos derivados de microrganismos ou plantas) podem apresentar elevada instabilidade química e física e sofrer decomposição prematura devido aos agentes ambientais externos, como temperatura, humidade e luz solar. Deste modo, a nanotecnologia pode beneficiar a aplicação mais eficaz destes biopesticidas por promover a encapsulação destes compostos naturais em nanomateriais (NM), capazes de os proteger da ação dos fatores ambientais transportando-os diretamente para os organismos-alvo, mantendo assim a segurança dos ecossistemas. Este artigo tem como objetivo destacar as principais vantagens do emprego da nanotecnologia no desenvolvimento de bioformulações de pesticidas mais eficazes e sustentáveis.
INTRODUÇÃO
As práticas agrícolas modernas vêm sofrendo uma pressão constante para aumentar a produção de alimentos devido à rápida expansão da densidade populacional […]