Os apoios públicos para a agricultura atingiram valores recorde para proteger os consumidores e produtores do covid-19. Contudo, pouco dinheiro foi direcionado para áreas como inovação, biossegurança ou infraestruturas
Os apoios públicos para a agricultura atingiram valores recorde quando os governos dos vários países adotaram medidas para proteger os consumidores e produtores da pandemia de covid-19, mostra o último relatório de avaliação de política agrícola da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Apesar dos níveis recorde, apenas uma pequena parte do valor foi direcionado para esforços a longo prazo e para combater as alterações climáticas e outros desafios do setor.
Os 54 países monitorizados – que inclui todas as economias da OCDE, da UE e as 11 principais economias emergentes – deram, em média, 817 mil milhões de dólares de apoio à agricultura, por ano, entre 2019 e 2021, mais 13% em relação ao período anterior (720 mil milhões de dólares por ano entre 2018 e 2020).
O apoio estabilizou nos países da OCDE e aumentou significativamente nas 11 economias emergentes, nota a organização.
Do valor total, 611 mil milhões de dólares foram para os produtores, representando 17% da receita bruta agrícola […]