Uma semana após a manifestação de produtores de leite, que reuniu cerca de 200 tratores e 500 produtores entre Ribeirão e Trofa, continuamos sem qualquer resposta pública por parte das cadeias de distribuição que vendem o leite ao consumidor. Pelo contrário, os supermercados LIDL acabam de anunciar uma promoção com leite de marca própria a 42 cêntimos, o que corresponde a 39,6 cêntimos mais IVA. Um preço absurdo. Uma falta de respeito pelos produtores.
Para nós é revoltante continuar a assistir a esta destruição do valor do leite, a esta constante desvalorização e utilização do leite como isco para atrair consumidores, quando estamos há meses a receber o pior preço do leite entre os 27 países da União Europeia, 6 cêntimos abaixo da média comunitária e dos custos de produção que dispararam com o aumento do preço das rações.
Enquanto a distribuição não mudar de atitude, vamos denunciar publicamente e à porta dos supermercados, com ou sem aviso prévio, de várias formas possíveis, que somos nós que sofremos com o milagre dos preços baixos todo o ano.
Por outro lado, é tempo da Senhora Ministra da Agricultura ouvir e responder às nossas dificuldades.
É tempo de dizer claramente que está ao lado dos produtores que pedem um preço justo para o leite.
É tempo de apoiar publicamente a nossa luta pela valorização do leite e por uma justa repartição do valor ao longo da cadeia entre distribuição, indústria e produção.
É tempo da senhora ministra se empenhar e promover um acordo para uma nova atitude entre indústria e distribuição que salve a produção de leite em Portugal.
3 de setembro de 2021
A Direção da APROLEP