Área semeada de milho mantém-se apesar dos atrasos

A generalidade das sementeiras das culturas de Primavera/Verão tem decorrido com interrupções, essencialmente devido à precipitação de Abril e início de Maio que dificultou a entrada das máquinas nos terrenos, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Junho de 2020.

Relativamente ao milho de regadio, e excepção feita a algumas zonas no litoral Norte e Centro, as áreas destinadas a esta cultura foram semeadas até ao final de Maio. Os técnicos do INE estimam a manutenção das áreas instaladas face à campanha anterior (76 mil hectares de milho de regadio e 7 mil de milho de sequeiro).

Problemas de germinação nas áreas semeadas mais cedo

De referir que as áreas semeadas de milho mais cedo tiveram alguns problemas de germinação e paragens de desenvolvimento devido ao excesso de água dos terrenos, situação entretanto ultrapassada.

No final de Maio, o desenvolvimento vegetativo do milho era normal, encontrando-se entre as fases V2 (2 folhas) e V4 (4 folhas), acrescenta o Instituto Nacional de Estatística.

Agricultura e Mar Actual


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: