A Navigator tem respostas para os proprietários florestais com terrenos abandonados ou de baixa produtividade.
O abandono dos terrenos florestais é um dos principais problemas do interior do País, e do mundo rural em geral, fator que contribui fortemente para a falta de ordenamento territorial e o consequente aumento do risco de incêndio. Na maior parte dos casos, os proprietários não sabem como gerir, ou como podem tirar mais rendimento da sua floresta de produção. Ao arrendarem os seus terrenos a profissionais, asseguram que a terra não está abandonada ou desvalorizada, contribuindo para a existência de melhor floresta em Portugal.
Com quase 70 anos de história, a The Navigator Company detém uma ampla experiência florestal, gerindo perto de 110 mil hectares (74% de eucalipto), dos quais cerca de metade arrendados a particulares. São cerca de 2 500 proprietários em todos os distritos de Portugal Continental que entregam a gestão das suas propriedades a esta empresa.
Para além do arrendamento de terrenos, a empresa tem outras soluções para o eucaliptal, pois também compra terrenos e ainda disponibiliza assistência técnica gratuita através do Programa Premium Navigator, sendo que as suas fábricas compram a madeira e os sobrantes florestais (biomassa), assegurando destino em todas as vertentes de produtividade da floresta.
De sublinhar que as propriedades geridas pela The Navigator Company beneficiam de uma gestão responsável, de acordo com os sistemas internacionais de certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) e PEFC™ (Programme for the Endorsement of Forest Certification).
Modelos e vantagens do arrendamento
Com a aplicação de um modelo de gestão ativa e uso de boas práticas silvícolas, os arrendamentos florestais procuram garantir o maior rendimento de eucaliptais em qualquer estado de desenvolvimento.
Os contratos de arrendamento com a The Navigator Company podem ir até 25 anos, da plantação até ao segundo corte, e os proprietários aderentes podem optar por duas modalidades de renda: uma renda fixa anual (paga todos os anos durante a vigência do arrendamento e cujo valor é apurado após uma avaliação ao potencial do terreno); ou uma renda variável (paga no momento de cada corte, cujo valor é calculado pelo volume da madeira que vai para a fábrica, retirando os custos com corte, rechega e transporte, multiplicado pela percentagem acordada e pelo valor da madeira em pé nesse momento).
A adesão ao arrendamento florestal com a Navigator dá acesso a várias vantagens, tais como:
- Mais produtividade e rentabilidade na exploração florestal (corte);
- Mais segurança através da gestão de combustíveis, controlo de pragas e doenças e pelo apoio profissional do dispositivo da AFOCELCA no combate a incêndios florestais;
- Maior eficiência como resultado da gestão em maior escala, com utilização racional de mão-de-obra e equipamentos;
- Um futuro sustentável pela aplicação de um plano de gestão que cumpre todas as normas legais, protege e potencia a biodiversidade e é reconhecido pelos sistemas internacionais de certificação;
- Um compromisso sério, pela solidez da The Navigator Company, uma das principais companhias mundiais no setor da pasta e papel;
- Comodidade para os proprietários menos ativos que asseguram uma rentabilização dos seus terrenos;
- Valorização do património familiar que permanece na posse do proprietário e seus herdeiros.
Para melhorar a produtividade do seu eucaliptal, pode contactar o e-mail arrendamentos@thenavigatorcompany.com ou os técnicos da The Navigator da sua região.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.