Muitas borboletas perderam o seu habitat e cerca de 42% já não são vistas em locais onde eram presença assídua no Reino Unido. “É um desafio tremendo.”
Há cada vez menos borboletas a voar pelas cidades e pelos campos. No Reino Unido, um novo relatório comprova esta perda: desde a década de 1970, houve uma diminuição de 80% das borboletas e quase metade das espécies de borboletas nativas do Reino Unido desapareceram dos locais onde costumavam voar. Os números fazem parte do relatório de 2022 do estado das borboletas no país, feito pela associação Butterfly Conservation, e servem de alerta para a crise de biodiversidade que se vive a nível mundial.
Para este estudo foram analisados 23 milhões de registos relacionados com 58 espécies nativas do Reino Unido e percebeu-se que estes insectos coloridos estão a desaparecer não só das cidades, mas também dos campos e das florestas. Em alguns habitats mais específicos, como as várzeas e certos prados, as borboletas que só vivem nesses locais estão a desaparecer a um ritmo mais elevado.
Há também boas notícias: 56% das espécies de borboletas registaram um aumento na abundância ou distribuição e muitos dos planos de conservação de borboletas estão a ter bons resultados. Um dos exemplos de sucesso é a Phengaris Arion, que foi declarada extinta no Reino Unido em 1979 mas conseguiu “ressuscitar” no país através da introdução pelos humanos de larvas vindas da Suécia. Esta borboleta não existe em Portugal, e mesmo a recuperação no Reino Unido tem sido modesta: a sua abundância aumentou em 1,8%.
Ainda assim, a média torna evidente o […]