Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 170 unidades de produtos fitofarmacêuticos, após terem sido fiscalizados 63 operadores económicos na sequência de uma operação a nível nacional de fiscalização.
A ASAE fiscalizou “63 operadores económicos” e oito operadores foram “detetados em infração”, onde se destacam “a colocação no mercado de produtos de fitofarmacêuticos e de adjuvantes não autorizados pela DGAV [Direção-Geral de Alimentação e Veterinária], falta de preços em bens e incumprimento das operações de controlo metrológico”.
No âmbito desta operação, denominada Operação FITOCONTROL, foram também apreendidas “170 unidades de produtos fitofarmacêuticos”, revela numa nota publicada no Facebook.
A autoridade deixa ainda a nota de que “continuará a desenvolver ações de fiscalização e de inspeção assegurando assim o cumprimento da legislação e a proteção da saúde pública”.
O que são produtos fitofarmacêuticos?
De acordo com a Ordem dos Farmacêuticos, os produtos fitofarmacêuticos são “produtos naturais ou obtidos a partir de síntese, destinados a proteger as plantas das doenças, pragas ou infestantes”. O objetivo da sua utilização é mantê-las “saudáveis por forma a que possam exprimir todo o seu potencial produtivo, tanto no que se refere à quantidade como no que respeita à qualidade dos produtos agrícolas”.
Os produtos fitofarmacêuticos “fornecem vários benefícios e estão disponíveis não só para a utilização agrícola, mas também florestal e em jardinagem”.
Leia Também: ASAE encerra estabelecimento por falta de “higiene” na venda de peixe