ASAE encerra estabelecimento por falta de “higiene” na venda de peixe

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de um operador económico devido ao “incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene”, no que dizia respeito à venda de peixe, no âmbito de uma operação a nível nacional.

A Operação Arpão, que foi direcionada a “operadores grossistas que armazenam e comercializam produtos da pesca, como sejam, entrepostos frigoríficos ou mercados abastecedores”, resultou na fiscalização de um total de 45 operadores económicos, de acordo com uma nota divulgada esta segunda-feira pela ASAE.

Além da suspensão de atividade, o organismo deu conta de que instaurou dois processos de contraordenação pelo “incumprimento das regras de higiene alimentar” e pela “falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem”.

A ASAE apreendeu ainda um instrumento de pesagem, por falta de controlo metrológico.

A entidade assegurou que “continuará a desenvolver ações de fiscalização em todo o território nacional, promovendo a segurança alimentar, a integridade da cadeia de abastecimento e a leal concorrência no setor”.

Absolvido inspetor da ASAE acusado de ter divulgado dados da instituição

O arguido estava acusado pelos crimes de subtração de documento e acesso ilegítimo e violação de segredo por funcionário.

Lusa | 16:13 – 15/07/2025

Leia Também: ASAE fiscaliza 17 produtores agrícolas e apreende três toneladas de mel

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: