Equilibrado e de alto valor nutritivo, a carne de coelho é o alimento leve e de fácil confeção que as receitas deste verão precisam. Segundo a ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura, a carne de coelho é a opção alimentar saudável e sustentável que os portugueses devem incluir nas receitas das suas férias.
Dos pratos mais tradicionais aos mais inovadores, são inúmeras as possibilidades de confeção de carne de coelho. Espetadas de coelho com pimentos padrón e cebolinhas, Salada de massa com coxas de coelho, azeitonas pretas e tomate cherry, Coxas no forno com molho de maçã verde e Coelho frito com amêndoas são algumas das opções de receitas práticas e de elevado valor nutricional sugeridas pela ASPOC aos portugueses.
A carne de coelho é uma carne magra e uma fonte de proteínas de alto valor biológico, com boa digestibilidade, além de possuir um baixo valor energético, baixo teor de gordura, gordura saturada e colesterol. A par destas características, este alimento contém vitaminas do complexo B e minerais como ferro, fósforo, zinco e magnésio, o que faz com que apresente vários benefícios nutricionais e de saúde.
Desde sempre presente na alimentação da região Mediterrânica e na Península Ibérica, sendo um dos alimentos integrados na Dieta Mediterrânea, a carne de coelho vai ainda ao encontro dos consumidores que se preocupam com o impacto ambiental da sua alimentação e que privilegiam o consumo de carnes magras, oriundas de produções com maiores preocupações a nível ambiental e práticas mais sustentáveis.
Reforçar o valor da carne de coelho enquanto património gastronómico tem sido o objetivo da campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea”, dinamizada pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura com o apoio da União Europeia e em vigor até 2023.
Fonte: ASPOC