ADACB

Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco e a defesa dos agricultores

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB), realizou no dia 13 de Dezembro, na cidade do Fundão a Assembleia Geral tendo aprovado por unanimidade o Orçamento e o plano de atividades para o Ano de 2022.

Os agricultores presentes nesta Assembleia Geral colocaram como a sua principal dificuldade neste momento o elevado custo dos fatores de produção designadamente os fertilizantes, combustíveis, a energia, as taxas e juros bancários que está a criar enormes problemas ao escoamento dos produtos agrícolas a preços a compensatórios.

Do plano de atividades, aprovado, destaca-se a determinação da Associação em manter a luta em defesa dos direitos e interesses dos pequenos e médios Agricultores da Agricultura Familiar, em defesa da produção nacional, do mundo rural e da soberania alimentar do nosso País.

A ADACB decidiu manter e alargar as suas atividades de apoio aos Agricultores, no âmbito da prestação de serviços técnico-profissionais, dos serviços de aconselhamento agrícola e da formação profissional destinada a agricultores, técnicos e a outros intervenientes do Mundo Rural.

A ADACB decidiu ainda intensificar a sua luta na defesa:

–  Preços justos à produção e escoamento dos produtos a preços compensatórios;

– Mais justiça na distribuição das ajudas nacionais e comunitárias;

– Estatuto da agricultura familiar com apoios concretos no âmbito da comercialização, fiscalidade; segurança social, seguros agrícolas, formação e informação;

– Apoios aos pequenos produtores na defesa e limpeza da sua floresta;

– Apoios ao Associativismo dos pequenos e médios agricultores;

– Vida digna aos agricultores e restantes comunidades Rurais.

A ADACB decidiu ainda a realizar, no início do ano, Sessões de Esclarecimento sobre:

  • A campanha de subsídios 2022 – considerando que se vão verificar diversas alterações dos apoios comunitários aos agricultores;
  • Os prejuízos na lavoura provocados por pragas e doenças nomeadamente javalis e vespa asiática;
  • A Fiscalidade Agrícola;
  • Os Circuitos Curtos de Comercialização.

A ADACB decidiu ainda enviar às diversas candidaturas das próximas eleições legislativas, uma carta aberta com as principais reivindicações da agricultura e do mundo rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: