anil

Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios celebra Dia Mundial do Leite escolar

A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) assinala o Dia Mundial do Leite Escolar, que se celebra, amanhã, dia 28 de setembro.

Para comemorar a data, a Associação enviou a todas as escolas do pré-escolar e do ensino básico, um universo de 6500 escolas, dois jogos – a “Macaca do Leite” e um “Quantos-Queres” – com os quais pretende promover a atividade física e a estimulação cognitiva, sob o mote “Leite: o Alimento do Corpo e da Mente”.

Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Dia Mundial do Leite Escolar divulga, nos vários cantos do mundo, os benefícios que o consumo do leite oferece à saúde das crianças em idade escolar.

Por meio do Programa do Leite Escolar, milhares de crianças portuguesas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico têm acesso gratuito e diário a um alimento extremamente rico do ponto de vista nutricional – o leite.

O Leite Escolar, na sua versão simples ou nas suas versões sem lactose ou achocolatado, tem o propósito de, integrado numa alimentação equilibrada, promover o crescimento e desenvolvimento das crianças, assim como perpetuar bons hábitos alimentares ao longo da vida. A sua presença no contexto escolar constitui uma oportunidade de potenciar a nutrição e a saúde nas faixas etárias mais jovens.

Recorda-se que o consumo de leite e produtos lácteos é preconizado pela Roda dos Alimentos, Guia Alimentar de referência português, e traduz-se na recomendação da ingestão de três porções de laticínios por dia, no caso de crianças em idade escolar. Na hora de escolher, importa variar e distribuir o consumo de laticínios pelas diferentes refeições do dia, como por exemplo, ao pequeno-almoço e nas merendas da manhã e da tarde.

A par de uma alimentação saudável, também a ANIL vê como importante a atividade física e a estimulação cognitiva, que contribuem para a manutenção de um bom estado de saúde.

Fonte: ANIL


Publicado

em

,

por

Etiquetas: