|
|
|
|
– 14-10-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Associados da APED investiram mais de 10 MEuro em inform�tica para cumprir obriga��es com Finanças
Os associados da Associa��o Portuguesa de Empresas de Distribui��o (APED) investiram mais de 10 milhões de euros em sistemas inform�ticos para cumprir com as obriga��es de envio de informação ao fisco, disse hoje o presidente da entidade. Este investimento resultou da obriga��o que as empresas do sector t�m em enviar ao Ministério das Finanças todas as facturas, tal�es e guias emitidas, com regularidade. "A Autoridade Tribut�ria pediu ao sector que enviasse mensalmente ao Ministério das Finanças todos os tal�es emitidos e facturas", explicou o presidente da APED, Lu�s Reis, num encontro com jornalistas, em Lisboa. "O Governo colocou no sector o �nus da formata��o de ficheiros, certifica��o, janelas de entrega e dimensão dos ficheiro", apontou ainda aquele respons�vel, que salientou que o Ministério das Finanças não tem capacidade para receber toda a informação por inteiro, pelo que a informação tem de ser dividida em v�rios ficheiros. Esta adapta��o do sistema inform�tico a esta nova exig�ncia representou "um investimento de, pelo menos, 10 milhões de euros", disse. "não me cabe questionar o que v�o fazer com a quantidade de informação, mas questionar se esta intensidade regulatéria se aplica aos concorrentes da APED como feirantes ou lojas de pequenas dimens�es", apontou. Em segundo lugar, as regras Também prev�em que a emissão de uma guia ou factura de transporte seja precedida de uma autoriza��o da Autoridade Tribut�ria, sem a qual não podem ser emitidas, o que "leva a que as empresas estejam permanentemente ligadas �s Finanças". Lu�s Reis assinalou "os esfor�os conjuntos entre o sector e a Autoridade Tribut�ria para que o sistema funcionasse". Agora que o sistema vai entrar em fase de implementa��o, Lu�s Reis disse ter como expectativas que "se mantenha o elevado desempenho" do mesmo "para que não haja impactos sobre o transporte log�stico". além disso, "gostaríamos que as entidades respons�veis pela fiscaliza��o tenham sido alvos de um processo formativo para que tenham uma leitura homog�nea da legisla��o". Isto porque até agora foram detectadas diferentes leituras na aplica��o da lei. A APED lan�a hoje uma publicação dirigida aos “stake-holders" e associados da entidade, que pode ser considerado um "instrumento de trabalho", tendo em conta a informação disponibilizada. além disso, anunciou o lan�amento de um prémio de excel�ncia e Inovação no retalho, o primeiro do g�nero em Portugal, e cujas candidaturas arrancam em Novembro, sendo o mesmo atribuído em Março do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa será o presidente do j�ri que irá escolher os premiados nas áreas da Inovação em produto, na melhoria dos processos de serviços a clientes ou formatos e na área da sustentabilidade ambiental e social. De acordo com a directora-geral da APED, Ana Isabel Trigo Morais, este prémio surge depois de "muitos dos associados portugueses terem sido premiados pela sua actividade retalhista em f�runs internacionais". Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |